Covid-19 deve mudar hábitos de consumo

O consumo, que é mais da metade de toda a riqueza gerada na economia e no passado já salvou o País de outras crises, não deverá ser o mesmo após a quarentena. Cerca de 69 milhões de s, ou 42% da população adulta, pretendem comprar menos nos próximos meses comparado ao que gastavam antes da pandemia do coronavírus, mostra pesquisa nacional feita pelo Instituto Locomotiva.

A freada no consumo tem relação direta com a queda na renda provocada pela pandemia. Mas uma mudança mais estrutural também está a caminho, já que o isolamento social acabou provocando alterações no comportamento do consumidor, segundo Renato Meirelles, presidente do Locomotiva.

“Há mais de cem dias dentro de casa, as pessoas descobriram o que precisam e o que não precisam”, diz Meirelles. Com a pandemia, o consumidor racionalizou as compras. “Nesse novo não cabe ostentação.”

A freada nas compras, constatada em todas as classes sociais, ocorre em um cenário de queda recorde no consumo das que é esperado para este ano – uma retração de 7,2%, segundo projeção feita pela Confederação Nacional do de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

É como se, apenas neste ano, o consumo das caísse mais do que as perdas acumuladas em 2015 e 2016, quando o País enfrentou uma longa recessão.

“Além de ser o item de maior peso do Produto Interno Bruto (PIB), o consumo das é o que faz o perceber se está em uma situação melhor ou pior. Ele sente que a vida está mais difícil quando sua capacidade de consumir cai”, afirma o economista sênior da CNC, Fabio Bentes.

RecuoDiferenças

A freada nas compras na quarentena e no período de pós-isolamento deve ser diferente para cada segmento de consumo, segundo Meirelles, do Locomotiva. Itens como varejo online, entrega de comida, ensino a distância, por exemplo, cresceram e devem se manter em alta.

O consumo de alimentos, de serviços de telecomunicação e de produtos de limpeza também aumentou, mas deve se estabilizar. Já serviços prestados por cinemas, hotéis e restaurantes tiveram forte queda e a recuperação deve ser lenta.

Mistura com óleo de linhaça estimula crescimento do cabelo; aprenda

O óleo de linhaça é um dos melhores ingredientes que pode usar no seu dia-a-dia, tanto a nível nutricional como na rotina de beleza, além de ser...

Máscara caseira contra espinhas e cravos; aprenda a fazer

Aacne não é um problema exclusivo dos adolescentes. As máscaras feitas em casa podem ajudar no tratamento das espinhas e cravinhos, mas é importante ressaltar que em...

Aprenda fazer um delicioso Bolo de Leite Cremoso

A quele cheirinho de bolo pela casa faz diferença, não é mesmo? Quer aprender uma receita ideal para adoçar a noite da criançada? Prepare este Bolo de...

Quatro alimentos que engordam (e muito!)

A obesidade é considerada uma das epidemias do século XXI, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). E determinados alimentos, altamente calóricos, são parte do problema. No...