Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

ACM Neto anuncia protocolos para retomada da fase 2; salões, academias e restaurantes na lista

Restaurantes e lanchonetes em shopping - As praças de alimentação só poderão ocupar 50% do limite.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou na manhã desta quarta-feira que a “situação está controlada”, em relação à covid-19 na capital baiana. Amanhã, Salvador vai receber mais 75 respiradores. A expectativa é que a segunda fase da reabertura das atividades não essenciais seja iniciada na próxima segunda-feira (10/08). Ressaltou que a segunda fase deve ter início na segunda, mesmo que os critérios para o seu início possam ser consolidados ainda esta semana. A ideia é, com isso, evitar aglomerações em restaurantes por conta do Dia dos Pais, no domingo (09).

É preciso que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 fique em no máximo 70% por cinco dias. A taxa de ocupação de UTIs atualmente é de 68%.

“Dia a dia a situação vem apresentando mais tranquilidade. Perspectiva de abertura está cada vem mais próxima”, pontuou o prefeito durante apresentação do resumo dos protocolos e regras de segurança. Neto lembrou que o plano foi feito conjuntamente com o governo estadual.

Na fase dois da retomada, irão poder abrir, mediante protocolos geral e específico, academias de ginásticas e similares, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.

“Todas as atividades tem que cumprir o protocolo geral, além de protocolos setoriais”, disse. Cerca de 30 mil estabelecimentos vão ser contemplados.

Academias comerciais e academias de condomínios – As academias vão poder funcionar de segunda a sábado sem limitação de horário, mas vão ter que fazer a marcação do solo, além de agendamento prévio. A exigência é para manter o controle de pessoas no espaço. Também é exigido higienização constante dos equipamentos. A permanência máxima será de uma hora por pessoa. Uso de mascara será obrigatório e uma pessoa a cada 6 metros quadrados. Equipamentos vão ter distância de 1,5m. Piscinas não poderão ser usadas nesse momento.

Restaurantes e lanchonetes em shopping – As praças de alimentação só poderão ocupar 50% do limite.

Salões de beleza – funcionamento de segunda-feira a sábado das 10h às 19h. Pode funcionar usando 30% do limite. Atendimento tem que ser individual com agendamento prévio. Vai ter que haver um intervalo de 15 minutos entre os clientes para higienizar o local. Apenas crianças deficientes e idosos podem ter acompanhante. Não vai ter sala de espera. Não pode tirar a máscara. Portanto, está proibido fazer barba e maquiagem, por exemplo.

Lanchonetes – segunda a domingo, 7h às 18h.

Bares, pizzaria, sorveteria e restaurantes – segunda a domingo, 12h às 23h.

Os serviços vão poder funcionar a ‘la carte’ e delivery. Os clientes não vão poder pegar o alimento. Rodízio não será permitido. Afastamento de 2 metros entre as mesas e máximo de 6 pessoas por mesa. Só pode tirar a máscara na hora de comer. Eventos estão proibidos. Cardápio digital ou pplastificado, mas depois tem que ser higienizado.

Centros culturais e museus – segunda a sábado, 10h às 16h. Domingo não há restrição de horário. Entrada e saída serão em mão única, ou seja, em locais diferentes. Capacidade de 30% do estabelecimento. Vídeos e filmes só podem ser exibidos em espaço aberto e com duração de 15 minutos.

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração química voluntária de reincidente em...

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a constitucionalidade da lei que estabeleceu...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração...
Fundação Jose Silveira

CASTRAÇÃO QUÍMICA PARA ESTUPRADORES! Senador baiano apresenta relatório e afirma que projeto deu certo em vários países

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 3127 de 2019 sobre a castração...

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a...

FEZ A LIMPA: Homem disfarçado de estudante assalta comércios na Liberdade

Pelo menos três estabelecimentos comerciais foram assaltados por uma dupla e um dos suspeitos estava com farda de estudante...

Polícia Civil leva tecnologia e atuação conjunta de Departamentos para Micareta de Feira 2024

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a Polícia Civil levará modernização e inteligência policial durante sua atuação na...