Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Conheça 4 técnicas para ajudar a eliminar “pneuzinhos” e evitar doenças

Doenças conhecidas como diabetes e hipertensão têm sido apontadas pela Organização Mundial da Saúde como fatores de risco para o agravamento da Covid-19, o que demonstra ainda mais a importância de cuidar e prevenir essas condições crônicas. Uma forma de fazer isso é estar atento ao tamanho da circunferência abdominal.  

A fisioterapeuta da Clínica Osmilto Brandão Mariana Barata explica que o tamanho dessa região é um dos principais indicadores hoje levados em conta na hora de avaliar maior ou menor probabilidade a doenças cardiovasculares e outras comorbidades. “Os limites hoje de referência são até 88 cm para mulheres e até 102 cm para homens. Ultrapassando esses valores, os riscos são maiores”, informa.  

Para ficar de olho e monitorar regularmente esses números, a pessoa pode usar uma fita métrica e realizar a medição na altura do umbigo. A especialista destaca também que a circunferência abdominal está relacionada à quantidade de gordura presente na região e que existem dois tipos de gordura: a visceral e a subcutânea. 

A primeira é a mais nociva e se acumula nas camadas mais profundas do abdômen, em torno dos órgãos. A segunda está localizada logo abaixo da pele. Para ajudar a reduzir a quantidade de gordura na região, Mariana conta que existem hoje alguns tratamentos disponíveis, não invasivos, e que devem estar atrelados a um estilo de vida saudável, com orientação profissional, dieta balanceada e prática regular de atividade física.  

A fisioterapeuta da Clínica Osmilto Brandão explica também que os tratamentos em sua grande maioria agem sobre a gordura subcutânea, que é mais superficial. “No entanto a redução da gordura localizada ajuda a diminuir o tamanho da circunferência abdominal e consequentemente o risco de doenças”, afirma Mariana e acrescenta. “Diminuir essa quantidade de gordura é mais do que um aspecto estético, é uma questão de saúde”.  
 
Confira abaixo alguns dos procedimentos existentes para ajudar a eliminar os populares “pneuzinhos”.   

Coolsculpting – a técnica realiza um congelamento do tecido adiposo e pode diminuir até 27% da quantidade de gordura.  Geralmente, ocorre em uma única aplicação, mas a quantidade vai depender de cada paciente. A fisioterapeuta conta que além de desbastar a gordura, o procedimento pode contribuir para o ganho de contorno corporal.  

Em Sculpt – através da utilização de um campo eletromagnético de alta intensidade, que promove 20 mil contrações supra máximas por sessão, esse método pode diminuir cerca de 19% da gordura abdominal. Além disso, o procedimento ajuda também na definição muscular. Sua aplicação é indolor e costuma envolver 4 sessões.  

Exilis Ultra 360 – Compacta pequenas camadas de gordura e ainda estimula a produção de colágeno, o que pode contribuir para melhorar a firmeza da pele. O tratamento geralmente envolve 6 sessões.  

Legacy – pulso magnético que promove a produção de colágeno e quebra das células de gordura, sendo bastante utilizado para modelar o abdômen e os flancos, os famosos pneuzinhos. Em média são realizadas 8 sessões.  

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A situação aconteceu na...

EXECUÇÃO A TIROS: Homem morto em via pública na Fazenda Grande I

Um homem foi morto na noite dessa quinta-feira (25/04), em frente a Pedra de Xangô, no bairro Fazenda Grande I, em Salvador. A identidade...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

SUBÚRBIO DE SALVADOR: Homem fica preso entre rodas de ônibus em Fazenda Coutos

Um homem ficou preso entre as rodas de um ônibus no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de...

EXECUÇÃO A TIROS: Homem morto em via pública na Fazenda Grande I

Um homem foi morto na noite dessa quinta-feira (25/04), em frente a Pedra de Xangô, no bairro Fazenda Grande...

Ministério da Saúde destina R$ 97 milhões para ampliar UTIs pediátricas

O Ministério da Saúde já publicou a portaria que estabelece incentivo financeiro para auxiliar estados e municípios que declararem emergência...

Apostador de Campinas leva prêmio de R$ 5,5 milhões da Mega-Sena

Um apostador de Campinas (SP) acertou sozinho as seis dezenas do concurso 2.717 da Mega-Sena, sorteadas nesta quinta-feira (25),...