Após filas e aglomerações, recadastramento obrigatório do cartão do SUS é prorrogado

Foi prorrogado para o dia 30 de setembro o prazo para os moradores de Salvador efetuarem o recadastramento do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, que começou em janeiro deste ano e que inicialmente valeria até esta segunda-feira (31/08), segue determinação do Ministério da Saúde e é fundamental para que a capital baiana receba recursos da União na área. 

Em contato com o Informe Baiano, leitores denunciaram filas e aglomerações motivadas pelo recadastramento em diversos bairros, a exemplo de Pau da Lima e Lobato.

Durante a inauguração da requalificação da Prainha do Lobato, no Subúrbio Ferroviário, na manhã de hoje (28/08), o prefeito ACM Neto explicou que cerca de 700 mil pessoas efetuaram o recadastramento até agosto nos postos de saúde. Ontem (27/08), em função da pandemia do novo coronavírus e do consequente receio das pessoas em saírem de casa para fazerem o procedimento em unidades de saúde, a Prefeitura deu início ao recadastramento pelo site www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br.

“Somente ontem, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou o site, 200 mil pessoas efetuaram o recadastramento. Recebemos, pelas redes sociais, muitas reclamações de que o sistema não estaria funcionando. Esses problemas são normais em se considerando que muita gente está acessando ao mesmo tempo. Peço um pouco de paciência. Determinei o reforço no sistema e na equipe para melhorar esse atendimento virtual. O importante é que todos se recadastrem”, disse ACM Neto. 

Vale lembrar que o recadastramento continua também de modo presencial em uma das 152 unidades básicas de saúde da rede municipal. Para o procedimento, os moradores da capital baiana deverão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. 

Toda a população deve ser recadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência o sistema do SUS. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário de saúde não precisam realizar o procedimento novamente.

Reino Unido aprova vacina da Pfizer e diz que vacinação começa semana que vem

O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (2) que aprovou a vacina contra a covid-19 das farmacêuticas Pfizer e Biontech. Segundo o governo, a campanha de vacinação já...

Bahia registra 3.118 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.118 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.902 recuperados (+0,8%). Dos 406.189 casos confirmados desde o...

Teste rápido para HIV em 120 postos de saúde de Salvador

Adultos de 20 a 29 anos, majoritariamente do sexo masculino e cor parda são as principais características do perfil de pacientes diagnosticados positivos para Aids em Salvador....

Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China

Uma equipe de inspetores, designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está na China em missão para vistoriar as empresas Sinovac e Wuxi Biologics, envolvidas...