“Cão cantor” é encontrado pela 1ª vez em 50 anos

A revista Proceedings of the National Academy of Sciences descobriu que uma espécie de cão selvagem, que estava considerada extinta, o “cão cantor” da Nova Guiné ainda vive na natureza. O estudo foi publicado no dia 31 de agosto.

Conhecidos por forte uivo, o animal costumava viver nas áreas mais altas da ilha dividida pela Indonésia e pela Papua-Nova Guiné. O último registro do mamífero em seu habitat natural foi datado na década de 1970.
Atualmente, estimava-se que 300 exemplares da espécie viviam somente em cativeiro. Porém, na semana passada, moradores do lado indonésio da ilha de Nova Guiné relataram uivos característicos do “cão cantor” ouvidos a partir das colinas do local.

Os animais foram encontrados pelos estudiosos do local e tiveram seu sangue coletado para pesquisa. Foi feita uma comparação das amostras do material genético destes com os que estavam mantidos em cativeiros.

A geneticista Elaine Ostrander, do Instituto Nacional de Genoma dos Estados Unidos, afirmou à revista Science que se tratava da mesma espécie. Concluindo, portanto que o “cão cantor” da Nova Guiné não estava extinto.

Depois da descoberta, o desafio é permitir que esses cães encontrados na natureza cruzem com os mantidos em cativeiro para evitar que a população desses animais diminua ainda mais.

FGM participa de mostra audiovisual online nesta terça-feira (15)

A Fundação Gregório de Mattos participa, nesta terça-feira (15), da 16ª edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), apresentando documentários e curtas-metragens premiados por meio...

TCA em Casa divulga programação da terceira semana de setembro

O Teatro Castro Alves (TCA) apresenta a agenda da terceira semana de setembro do 'TCA em Casa', programação em ambiente digital. A agenda online mantém as atividades...

Candeias: resgates de bandas e fanfarras geram inclusão e transformação social

Candeias, cidade da região metropolitana a 46 km de Salvador é também conhecida pela forte ligação com a música. Talvez essa seja a explicação para a grande...

Festival de documentário musical começa amanhã em plataforma digital

O In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical chega à 12º edição com mais de 60 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial. O evento...