Camaçari: pesquisa aponta crescimento de Elinaldo e queda de Ivoneide

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), ampliou o favoritismo para se reeleger, conforme pesquisa estimulada (quando são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos) realizada pela P&A em parceria com o site Política Livre. O gestor pontuou com 47% das intenções de voto e portanto, subiu cinco pontos percentuais em relação ao primeiro levantamento do mesmo instituto que já ia sido realizado em julho, quando tinha 42%.

Na sondagem atual, Ivoneide tem 16,2% das intenções de voto, 3,8 pontos percentuais a menos que os 20% de intenção de votos registrados em julho. Oziel crava 2,7% (contra 4,1% da pesquisa passada), Pedrinho de Pedrão aparece com 2%, Sócrates vem com 1,2%, Antonio Carlos Soares, com 0,7% e Heckel Pedreira, com 0,5%. Não sabem em quem votar agora são 12,5% (contra 9% do levantamento passado). O número de eleitores que não votariam em nenhum deles caiu para 17% – eram 19,5% no passado.

No cenário em que são mostrados apenas os nomes de Elinaldo e Ivoneide, o prefeito registra 49% das intenções de voto, ao passo que Ivoneide, 19,5%, Não sabem em quem votar são 10,2% e não votariam em nenhum dos dois 21,2%. No levantamento anterior, de Julho, ante a mesma pergunta – “Se os candidatos a prefeito fossem apenas estes, em quem você votaria se a eleição fosse hoje?” 45,4% cravaram Elinaldo, ao passo que 24,1% escolheram Ivoneide.

A pesquisa, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00911/2020, foi realizada com 400 pessoas nos dias 10 e 11 de setembro de 2020, no domicílio dos entrevistados, tem uma margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiabilidade de 95,5%.

Espontânea

Na sondagem espontânea (quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados), o prefeito Elinaldo (DEM) também lidera e seria reeleito hoje com 26,5% dos votos. No mesmo levantamento, 7,5% votariam em Ivoneide Caetano (PT), 0,5% em Oziel e 0,2% em Heckel Pedreira. Cravaram em Outros 0,7% e em Nenhum 21,7%. Não sabem são 42,7%.

No levantamento espontâneo anterior, realizado em julho também pela P&A, Elinaldo já liderava a disputa com 21,6% das intenções de votos, seguido de Ivoneide, com 4,6%. Abaixo deles vinham Oziel (0,7%), Fábio Lima (0,4%) e Antonio Carlos Soares (0,1%). Outros haviam sido lembrados por 1,6%, ao passo que 19,2% não escolheram nenhum dos candidatos e 51,9% não souberam responder à pergunta “Se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem você votaria?

Complexo de energia solar é inaugurado em Coremas, na Paraíba

OPresidente Jair Bolsonaro participou, nesta quinta-feira (17), da inauguração da Usina Fotovoltaica Coremas III, um complexo de energia solar localizado no município de Coremas, na Paraíba. O...

Paulo Guedes é condenado a pagar R$50 mil em ação do Sindicato da PF na Bahia

O Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (SINDIPOL-BA) obteve decisão judicial favorável no processo que move contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, por causa de ataques...