Comunidade rural de Monte Santo apresenta melhorias no manejo de caprinos

O projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, já investiu R$57 milhões no sistema produtivo da caprinovinocultura da Bahia. Os recursos estão sendo aplicados em 109 empreendimentos, beneficiando diretamente 3.600 famílias, entre eles a Associação São Domingos dos Pequenos Agricultores de Curral Falso, do município de Monte Santo, no Território do Sisal.

A associação foi beneficiada com R$682,4 mil em recursos para o fomento à criação de ovinos e caprinos. No local, 34 famílias da comunidade estão vendo o resultado dos investimentos, com a melhoria na criação dos animais.

Foram construídos 34 apriscos com capacidade para 50 animais e 34 cisternas de produção conjugada aos apriscos. Estão previstas ainda a entrega de 510 mil mudas de raquetes de palma doce ou miúda, seis reprodutores de ovinos e quatro de caprinos puros de origem e máquinas e equipamentos como forrageira, reboque, compactadora e ensacadora de silagem.

A propriedade do agricultor José Almeida Aquino agora conta com um abrigo para seus animais e uma cisterna com capacidade de 52 mil litros de água: “Antes, os animais ficavam soltos por aí, no frio e na chuva e tínhamos que buscar água no rio e trazer as latas na cabeça. Era muito trabalho e ainda perdíamos muitos animais, foi uma grande mudança e estamos muito felizes”.

O agricultor Gicelio Cavalcante de Brito conta que, com o aprisco, o manejo com os animais ficou mais fácil: “Agora também temos onde armazenar água e a tendência é melhorar cada vez mais nossos rebanhos”.

O projeto Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...