Alto das Pombas é beneficiado com 190 novos pontos de luz em LED

Foto: Valter Pontes

A comunidade do Alto das Pombas, na Federação, foi beneficiada com 190 novos pontos de luz em LED, distribuídos por 47 logradouros. A mais nova etapa do programa Iluminando Nosso Bairro, fruto de um investimento de R$218,6 mil, foi entregue pelo prefeito ACM Neto na noite desta segunda-feira (28), no final de linha da localidade.

Até o final do ano, mais 30 localidades devem ser contempladas com o programa, totalizando 80% dos bairros de Salvador com iluminação totalmente modernizada e renovada. A iniciativa, conduzida pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), viabiliza a instalação de luzes mais potentes, que servem de reforço para contribuir com a segurança e conforto da população, gerando ainda mais economia aos cofres públicos.

“Esse mês já é o quarto bairro beneficiado com o programa. Na semana passada, estivemos em Pau da Lima e hoje aqui em mais uma localidade que recebe o Iluminando Nosso Bairro. Para mim, uma região especial, por ser vizinha ao bairro da Federação, onde vivi grande parte a minha vida”, comentou o prefeito.

ACM Neto destacou a amplitude do programa, lembrando que a localidade beneficiada tem a troca das luzes amarelas pela iluminação em LED em todas as ruas. “A gente chega com Iluminando Nosso Bairro e modifica a iluminação de todos os logradouros. Se está dentro da poligonal do bairro, a gente faz a substituição por LED, que não muda apenas o aspecto visual, mas principalmente reforça a sensação de segurança. Eu diria que esse é o principal elemento da ação”, reforçou.

Outras ações – O prefeito lembrou ainda de outras iniciativas da Prefeitura na localidade, a exemplo do programa Casa Legal, que promoveu a regularização fundiária de centenas de moradores, e o Morar Melhor, que reformou as moradias de famílias mais pobres.

Critérios – Um dos critérios para a implantação do Iluminando Nosso Bairro é o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), priorizando localidades mais periféricas. Lançado desde março de 2019, somente este mês a iniciativa beneficiou, além do Alto das Pombas, o Pau da Lima (1.211 pontos espalhados por 182 ruas), a Lapinha (onde foram colocados 254 pontos distribuídos por 47 vias) e o Cabula VI (com instalação de 746 pontos em 49 ruas).

No primeiro semestre deste ano, a Dsip já executou a modernização em 822 logradouros, com a substituição de 8.106 pontos. As melhorias também foram executadas no Barbalho, Barra, Comércio, Lapinha, Palestina, Pau da Lima, Pau Miúdo e Pituba. Outros 43 bairros estão em execução no programa, totalizando 13.598 pontos em LED.

Em 2019, o programa contemplou 893 logradouros com o total de 5.925 pontos em LED, incluindo localidades como Bairro da Paz, Calabar, Liberdade, Pernambués, São Caetano, Valéria e Nova Constituinte.

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...