Estado realiza último dia de testagem para o novo coronavírus na comunidade escolar de Cajazeiras e região

O processo de testagem para o novo coronavírus nas 21 escolas estaduais localizadas no bairro de Cajazeiras e região foi encerrado nesta sexta-feira (9). Assim como nos dias anteriores, os atendimentos deste último dia ocorreram de forma tranquila e ágil, contemplando a comunidade escolar do Colégio Estadual Dinah Gonçalves, escola-polo de Valéria, que também atendeu o Colégio Nossa Senhora de Fátima, do mesmo bairro. Já o Colégio Estadual Eduardo Bahiana atendeu a comunidade escolar do Colégio da Polícia Militar (CPM) – Dona Leonor Calmon, no bairro de Fazenda Grande II.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fez uma avaliação da iniciativa. “Nós iniciamos a testagem com o teste rápido, pelas cidades de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. Depois fizemos em Ilhéus, Itabuna e Jequié. Aqui, na capital, disponibilizamos os testes do tipo RT-PCR, em 28 escolas estaduais do Subúrbio e, hoje, fechamos o ciclo de 21 unidades escolares em Cajazeiras e região. Tudo isso vem somar aos protocolos que o Governo da Bahia vem desenvolvendo, no sentido de monitorar o comportamento da doença na Bahia e, neste caso, significa também um zelo e um cuidado com a nossa comunidade escolar. Estes resultados irão nos subsidiar na tomada de decisão sobre a retomada do ano letivo, mesmo sem a data de retorno ainda definida”, afirmou.

A testagem foi desenvolvida pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), com a aplicação de testes do tipo RT-PCR, que serão analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Além disso, as equipes de Saúde contaram com a colaboração de estudantes residentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

A estudante Gisele Carvalho, 15, 1º ano, do Colégio Estadual Dinah Gonçalves, falou sobre a importância da testagem. “É essencial a realização deste teste para saber como está a situação do Coronavírus aqui, na região, com os estudantes, professores e funcionários”, afirmou.

Também da mesma unidade escolar, o estudante Paulo Ricardo Moraes, 16, 1º ano, foi um dos primeiros a fazer o teste. “Achei esta iniciativa da escola muito importante, pois podemos estar contaminados e passar o vírus para outras pessoas, como nossos familiares, vizinhos e amigos, sem saber”, comentou.

A professora de Língua Portuguesa, Claudia Maria Conceição, que leciona no Colégio Estadual Dinah Gonçalves, fez questão de fazer o seu teste. “Esta é uma ação importante e que visa a prevenção da nossa saúde. Gostei muito da iniciativa, pois mostra que o governo está se preocupando com o bem-estar de todos que fazem parte da comunidade escolar”, salientou.

Quem também fez o teste foi a estudante Ana Julia Mícari, 15, 1º ano, do Colégio da Polícia Militar (CPM) – Dona Leonor Calmon, que foi atendida no Colégio Estadual Eduardo Bahiana. “Este teste é muito importante para se avaliar as estatísticas de como está o Coronavírus para poder avaliar o retorno das aulas presenciais nas escolas da Bahia”, disse.

Nesta etapa, a testagem para o novo Coronavírus foi realizada em escolas localizadas nos bairros de Cajazeiras IV, V, VI, VII, VIII e X; Fazenda Grande II; Dom Avelar; Águas Claras; Castelo Branco; e Valéria. A iniciativa, que começou em 30 de setembro, disponibilizou a aplicação dos testes a 20.625 estudantes, 733 professores e 524 funcionários.

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...

Prêmio das Artes Jorge Portugal, da Funceb, tem inscrições abertas até segunda-feira (19)

Lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, o Prêmio das Artes Jorge Portugal segue com inscrições abertas até 19 de outubro (segunda-feira), no site da no...