Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Atividade leiteira no oeste ganhará impulso com a construção de laticínio da agricultura familiar

O sistema produtivo de leite da agricultura familiar desponta como um segmento promissor para alavancar a economia do Oeste Baiano. Nesta terça-feira (6), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou convênio com a Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), no valor de R$2,3 milhões, para construção de um laticínio, no município de Barreiras.

O empreendimento será o maior laticínio da agricultura familiar na região, e vai gerar emprego e renda para 186 famílias agricultoras. A expectativa é dobrar a produção anual da Cooperleite, que atualmente é de 9 milhões de litros de leite.

O secretário da SDR, Josias Gomes, destacou que o momento é histórico e promissor, pois a produção de leite no Oeste será impulsionada: “Nós temos aqui sistemas produtivos pujantes a exemplo da piscicultura, mandiocultura e do leite, que é, sem dúvida, um dos sistemas produtivos mais importantes no desenvolvimento rural. A construção desse laticínio vem para consolidar o leite como polo importante de desenvolvimento econômico para agricultores familiares”.

O investimento destinado à construção do laticínio é realizado pelo projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, a partir de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

A Cooperlleite, que ficará responsável pelo laticínio, também já foi contemplada com equipamentos, a exemplo de resfriadores, semeadeira, quatro plantadeiras, quatro colhedoras de forragem, distribuidor de calcário e adubo, pulverizador, roçadeira, grade aradora, triturador de grãos, misturador de ração, trator e um caminhão. Além disso, a cooperativa recebe assistência técnica e extensão rural (Ater) contínua.

O presidente da Cooperleite, José de Jesus Domingues, afirmou que os investimentos do Projeto Bahia Produtiva vieram “não só para aumentar a produção, mas também para elevar a autoestima do agricultor e fortalecer a bacia leiteira o Oeste da Bahia”. Segundo ele, agora será possível produzir ração com mais qualidade e ter mais competitividade no comércio da bovinocultura de leite.

Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, ressaltou que a construção do laticínio, bem como os equipamentos já entregues são de extrema importância para dinamizar a base de produção da bovinocultura leiteira: “Com esse desenvolvimento tecnológico é possível o agricultor sair de uma produção de três ou quatro litros por dia, para mais de 20 litros, além de aumentar o tempo de ordenha anual de 200 dias para 310 dias. Isso significa mais produção e renda para quem está envolvido na cadeia do leite”.

Na assinatura do convênio com a Cooperleite, participaram do evento representantes de Associações, Cooperativas e Sindicatos Rurais do Território Bacia do Rio Grande, bem como secretários municipais de agricultura e técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da SDR.

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19) a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil. A reunião estava...

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe na última semana. O garoto...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19) a regulamentação de cigarros eletrônicos...
Fundação Jose Silveira

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute nesta sexta-feira (19) a regulamentação de cigarros eletrônicos...

Estudante de 13 anos morre após ser golpeado nas costas por colegas em escola

Um estudante de 13 anos faleceu nessa quarta-feira (17/04) após ser vítima de graves agressões por colegas de classe...

Reconhecimento Facial contabiliza 55 mil pessoas no primeiro dia da Micareta de Feira 2024

Cerca de 55 mil pessoas curtiram o primeiro dia da Micareta de Feira 2024, encerrado na madrugada desta sexta-feira...

Lula, Lewandowski e Sonia Guajajara homologam terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Sonia Guajajara...