Limpurb colore caminhões compactadores em adesão ao Outubro Rosa

Foto-Jefferson-Peixoto-Secom

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) colocou nas ruas caminhões compactadores nas cores rosa. O objetivo é aproveitar a visibilidade dos veículos para chamar a atenção da população para os cuidados com a mama. Durante todo o mês de outubro, agentes de limpeza do sexo feminino também usarão fardamento na cor rosa.

“Essa é uma campanha de suma importância. Estamos hoje em um momento de pandemia, em que as atenções estão muito voltadas para a Covid-19, mas sabemos que as outras doenças continuam existindo e oferecendo riscos. O câncer de mama é uma delas. Então, é importante entrarmos nessa campanha para alertar as pessoas”, afirma o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira.

Para o presidente, uma vez que os caminhões compactadores entram, praticamente, em todos os bairros e ruas da cidade, a plotagem e a pintura dos veículos tornam-se uma boa maneira de alertar as pessoas sobre a necessidade de se prevenir e de fazer o autoexame e a mamografia com a periodicidade necessária.

A Limpurb conta com a atuação de 144 caminhões compactadores para promover a limpeza na cidade. Parte desses veículos foi plotada e pintada, alguns deles coloriram até as jantes, a parte traseira do compactador, grades e proteções laterais. Todos os anos, o órgão adere ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul (que alerta sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata).

Para a agente de limpeza Jaqueline de Jesus, 34, que já adotou o fardamento rosa, é uma iniciativa simples e ao mesmo tempo importante. “É uma forma de chamar a atenção das mulheres para se cuidar, porque essa é uma doença que tem mais chances de cura quando descoberta no início. Às vezes, a mulher se esquece de cuidar dela mesma, de ir ao médico. O caminhão rosa, o fardamento e as propagandas acabam lembrando e fazendo com que muitas procurem a ajuda do profissional de saúde”, opina ela, que convive com uma tia que teve o câncer de mama.

Outras iniciativas – A iniciativa da Limpurb une-se a outras de conscientização e de prevenção promovidas pela Prefeitura. O município está realizando exames gratuitos de ultrassom no Hospital Municipal de Salvador, em Cajazeiras, e de mamografia em unidades contratualizadas, como os hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Santo Antônio e Edgar Santos e as clínicas de Imagem Diagnose, Ser e Ultraprev.

Para agendamento, as mulheres devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, com a solicitação médica, cartão SUS e RG. Além disso, a Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) está promovendo o Outubro Delas, que consiste na realização de encontros para dialogar sobre o câncer de mama e sobre a importância das ferramentas de prevenção e cuidado.

Campanha – O Outubro Rosa ocorre em todo o mundo e teve início na década de 1990, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen lançou e distribuiu laços cor de rosa para os participantes da primeira corrida pela cura do câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa.

TCA em Casa divulga programação da última semana de outubro

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu ‘TCA em Casa’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e...

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...