Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Limpurb colore caminhões compactadores em adesão ao Outubro Rosa

Foto-Jefferson-Peixoto-Secom

Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) colocou nas ruas caminhões compactadores nas cores rosa. O objetivo é aproveitar a visibilidade dos veículos para chamar a atenção da população para os cuidados com a mama. Durante todo o mês de outubro, agentes de limpeza do sexo feminino também usarão fardamento na cor rosa.

“Essa é uma campanha de suma importância. Estamos hoje em um momento de pandemia, em que as atenções estão muito voltadas para a Covid-19, mas sabemos que as outras doenças continuam existindo e oferecendo riscos. O câncer de mama é uma delas. Então, é importante entrarmos nessa campanha para alertar as pessoas”, afirma o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira.

Para o presidente, uma vez que os caminhões compactadores entram, praticamente, em todos os bairros e ruas da cidade, a plotagem e a pintura dos veículos tornam-se uma boa maneira de alertar as pessoas sobre a necessidade de se prevenir e de fazer o autoexame e a mamografia com a periodicidade necessária.

A Limpurb conta com a atuação de 144 caminhões compactadores para promover a limpeza na cidade. Parte desses veículos foi plotada e pintada, alguns deles coloriram até as jantes, a parte traseira do compactador, grades e proteções laterais. Todos os anos, o órgão adere ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul (que alerta sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata).

Para a agente de limpeza Jaqueline de Jesus, 34, que já adotou o fardamento rosa, é uma iniciativa simples e ao mesmo tempo importante. “É uma forma de chamar a atenção das mulheres para se cuidar, porque essa é uma doença que tem mais chances de cura quando descoberta no início. Às vezes, a mulher se esquece de cuidar dela mesma, de ir ao médico. O caminhão rosa, o fardamento e as propagandas acabam lembrando e fazendo com que muitas procurem a ajuda do profissional de saúde”, opina ela, que convive com uma tia que teve o câncer de mama.

Outras iniciativas – A iniciativa da Limpurb une-se a outras de conscientização e de prevenção promovidas pela Prefeitura. O município está realizando exames gratuitos de ultrassom no Hospital Municipal de Salvador, em Cajazeiras, e de mamografia em unidades contratualizadas, como os hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Santo Antônio e Edgar Santos e as clínicas de Imagem Diagnose, Ser e Ultraprev.

Para agendamento, as mulheres devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, com a solicitação médica, cartão SUS e RG. Além disso, a Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) está promovendo o Outubro Delas, que consiste na realização de encontros para dialogar sobre o câncer de mama e sobre a importância das ferramentas de prevenção e cuidado.

Campanha – O Outubro Rosa ocorre em todo o mundo e teve início na década de 1990, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen lançou e distribuiu laços cor de rosa para os participantes da primeira corrida pela cura do câncer de mama. No Brasil, a primeira iniciativa marcante ocorreu em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa.

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação da Delegacia Estadual de Combate...
Fundação Jose Silveira

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....
Prefeitura Porto Seguro

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...