Madri cogita toque de recolher contra segunda onda do novo coronavírus

As autoridades regionais de Madri estão avaliando se um toque de recolher é necessário para conter uma segunda onda do novo coronavírus em um dos maiores focos da Europa, disse hoje (20) Enrique Ruiz Escudero, principal funcionário de saúde da área.

“Um toque de recolher significaria que em algumas horas não haveria mobilidade, como a França fez, por exemplo”, disse Enrique Escudero à agência de notícias espanhola Europa Press.

Na semana passada, a França determinou um toque de recolher em Paris e mais oito cidades das 21h às 6h.

Ruiz Escudero disse ainda que as autoridades regionais de Madri não têm poder de impor um toque de recolher e terão que solicitá-lo ao governo central.

O governo espanhol, de liderança socialista, declarou estado de emergência de duas semanas no dia 9 de outubro para impor um lockdown parcial dentro e nos arredores da capital, o que significa que as pessoas podem sair de casa, mas não da cidade.

Não se espera que o decreto governamental seja renovado quando expirar na sexta-feira (23), disseram funcionários, levando autoridades regionais e nacionais a estudar os próximos passos depois de semanas de discórdia sobre que políticas adotar.

Ruiz Escudero informou que a região de Madri está se preparando para fazer exames de detecção de covid-19 na água dos esgotos, para estimar a prevalência do vírus entre a população da cidade. “Seria como examinar milhares de pessoas ao mesmo tempo”, explicou.

Governo do Estado distribui mais 100 mil máscaras no sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas

Mais 100 mil máscaras de pano estão sendo distribuídas para os passageiros do sistema metroviário Salvador Lauro de Freitas. A iniciativa é realizada por meio de uma...

Compras até domingo (28) concorrem no sorteio de março da Nota Premiada

O prazo para participar do próximo sorteio da Nota Premiada Bahia se encerra neste domingo (28). As compras realizadas com CPF na nota até esta data vão...

Juros para famílias e empresas sobem em janeiro, diz Banco Central

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em janeiro, de acordo com as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas hoje (25), pelo Banco...

Como fica o transporte público de Salvador durante o ‘lockdown’? Confira

Com a decretação das medidas mais restritivas, o famoso 'lockdown', anunciadas pelo governador Rui Costa e o prefeito da capital Bruno Reis, a partir desta sexta-feira (26/02),...