Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Hemoba inicia Força-Tarefa pela Solidariedade para atender aumento da demanda transfusional no estado

A reabertura do comércio, os feriados prolongados e a redução das barreiras sanitárias produziram um aumento da demanda de transfusão em todo estado. Por isso, a Fundação Hemoba inicia nesta terça-feira (20) uma Força-Tarefa pela Solidariedade que vai até o dia 3 de novembro, com intensificação da coleta itinerante e ampliação dos horários de atendimento do Hemocentro Coordenador, na Vasco da Gama, durante os finais de semana e feriados.

Segundo o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, neste momento de transformação do isolamento social, a demanda de transfusão por acidentes nas estradas e por agravamentos pela Covid aumentou, mas pessoas que têm necessidade constante não deixaram de precisar.

“Pessoas que vivem com doenças crônicas, pacientes oncológicos e com outras doenças hematológicas precisam de sangue o ano todo. Por isso, nossa meta é sensibilizar toda a sociedade civil sobre a importância da doação continuada”, disse.

Durante a Força-Tarefa, as unidades móveis estarão toda semana com um roteiro especial e os candidatos à doação poderão agendar seu atendimento em qualquer uma das 24 unidades de coleta espalhadas por Salvador e interior do estado.

A coordenadora de coleta e captação da Hemoba, Iara Matos, explica que durante esse período, também será feita a mobilização de lideranças comunitárias, religiosas, de instituições públicas e privadas, para atendimento de quatro grupos por dia no hemocentro coordenador, em Salvador.

“Precisamos atender a necessidade de 30, 40%, que significa 300 bolsas por dia só no na nossa sede. Então, não podemos parar. Nossa intenção é que o doador de primeira vez, se torne um doador fidelizado, e que o doador fidelizado permaneça fazendo suas doações. A gente quer com isso, assegurar o direito do paciente do SUS, por isso seguimos em campanha!”.

Agendamento de grupos

As doações em grupo precisam ser agendadas através do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br, com informações do nome do grupo e a quantidade de doadores. Após a confirmação do agendamento, cada grupo recebe um código personalizado para contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados e que compareceram ao hemocentro.

Para agendamento individual, o candidato deve acessar o site da Hemoba e entrar em contato por telefone com a unidade de sua região.

Sobre a doação – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Programação:

Roteiro dos Hemóveis/Salvador:

De 20 a 23 de outubro e de 29 a 30 de outubro – das 8h às 17h – Hiper GBarbosa, da Estrada das Barreiras.

De 20 a 23 de outubro – das 8h às 17h – Hiper G Barbosa da avenida San Martin, na Fazenda Grande do Retiro.

De 27 a 28 de outubro – das 8h às 17h – Corpo de Bombeiros do Iguatemi.

De 27 a 30 de outubro – das 8h às 17h – Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula.

03 de novembro – das 11h às 19h – Mercantil Rodrigues, na Calçada.

03 de novembro – das 11h às 19h – Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão.

Salvador Shopping:

De 20 de outubro a 3 de novembro – das 11h às 19h – Posto Itinerante do Salvador Shopping, localizado na praça de serviços (G1).

Atendimentos no feriado prolongado no Hemocentro Coordenador, na Vasco da Gama:

30/10 – Dia do servidor público – das 7h30 às 12h30.

31/10 – Sábado – das 7h30 às 12h30.

02/11 – Finados – das 7h30 às 12h30.

*Consultar horário de funcionamento e telefone para agendamento das 21 unidades do interior do estado no site da Hemoba.

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Fundação Jose Silveira

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...