Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Corra pro Abraço promove drive thru de arrecadação de insumos para população de rua

A Unidade de Apoio na Rua (UAR) do programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), está de volta ao Centro de Salvador e passa a funcionar na Ladeira da Fonte das Pedras, próximo à Avenida Djalma Dutra e à Arena Itaipava Fonte Nova. Para marcar o retorno, o programa realizará, na próxima quinta-feira (29), das 10h às 12h, uma atividade com intervenções artístico-culturais e um drive thru para arrecadação de insumos para pessoas em situação de rua.

A arrecadação é parte da campanha ‘Corra para a Prevenção’, estratégia do programa para intensificar o cuidado e a prevenção ao Covid-19 junto às populações vulneráveis de Salvador. Máscaras e itens de higiene como sabonete, absorvente, shampoo, creme dental, escova de dente e álcool em gel são prioridades da arrecadação.

O evento terá ação de grafite, roda de samba, capoeira, apresentações de dança e música, como o pocket show do rapper MC Xarope, com a participação de Madamma, no encerramento. Também está prevista uma aula do curso profissionalizante de ‘Iniciação à Permacultura e Práticas de Jardinagem’. Todos os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus estão incorporados na logística da programação.

Unidades de Apoio na Rua

As Unidades de Apoio na Rua consistem em estruturas móveis (contêineres), com espaço para banho e uso de sanitário, onde também são disponibilizados, para pessoas em situação de rua, água e outros insumos de redução de danos. Nas UARs, a equipe do Corra realiza atendimentos para articular serviços com a Rede de Atenção Socioassistencial, a exemplo da emissão de RG, Carteira de Trabalho, certidão de nascimento, além de encaminhamentos para atendimento médico no SUS.

No Largo dos Mares, a unidade funciona desde 2019, com a promoção de cuidados, atendimentos, encaminhamentos, capacitações e oficinas. A unidade que chega à Ladeira da Fonte das Pedras já passou pelo Pela Porco, pela Praça Marechal Deodoro (Comércio) e pela Praça dos Veteranos (Baixa dos Sapateiros).

Corra pro Abraço

Iniciativa de redução de danos do Governo da Bahia, o Corra pro Abraço é um programa referência em políticas sobre drogas no Brasil. No contexto da pandemia, o programa trabalha no acompanhamento e acolhimento de populações vulneráveis a partir da campanha Corra Para a Prevenção, que conta com o suporte do programa Bahia Estado Voluntário.

Entre março e outubro de 2020, o Corra pro Abraço realizou mais de 15 mil atendimentos, com distribuição de mais de 10 mil Kits de higiene pessoal e mais de 8 mil kits-lanche. O programa atuou ainda na arrecadação e distribuição de cestas básicas, livros e materiais de limpeza para instituições parceiras e famílias de jovens assistidos pelos programas nos bairros periféricos de Salvador.

O público assistido pelo Corra é composto por pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, usuárias de álcool e outras drogas, com foco nas pessoas em situação de rua e juventude. A distribuição de insumos de redução de danos segue ocorrendo, além da intensificação da comunicação com a população em situação de rua por meio de informativos direcionados, que integram as estratégias de RD com as orientações para a prevenção e o combate ao coronavírus.

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...