Tratamento simples e inovador ameniza dores da fibromialgia

Dores pelo corpo todo, cansaço, fadiga, insônia, sintomas que não possuem uma causa orgânica. É assim a fibromialgia, uma doença que não tem cura. Muitas vezes, esse problema deixa as pessoas incapacitadas para suas atividades diárias. Alguns dias, fica difícil até levantar da cama.

A mineira Paula de Miranda, de 53 anos, descobriu que tem a doença há sete anos. Em crises, ela não conseguia fazer nada.

Adriana Sá, de 43 anos, também tem fibromialgia e diz como se sente e o que faz para melhorar.

Mas um tratamento inovador e o melhor de tudo, bem simples, promete diminuir as dores de pessoas como Paula e Adriana. O paciente recebe na palma das duas mãos três minutos de aparelho que possuiu um ultrassom terapêutico e laser. São necessárias dez sessões para que as dores dos fibromiálgicos amenizem.

Essa terapia e o aparelho foram desenvolvidos pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos e da Universidade de São Paulo. Mil e oitocentos pacientes participaram do estudo e cerca 60% e 70% sentiram alívio nas dores.

Um dos coordenadores do levantamento, Vanderlei Banhato, explica a função do laser e ultrassom para a redução das dores.

O tratamento já está disponível em algumas clínicas de fisioterapia pelo Brasil. Enquanto, ele não chega aí na sua cidade é bom procurar um reumatologista para tratar direitinho da fibromialgia. Mas praticar exercícios físicos e não se estressar também são indicados para controlar as dores.

Vegan têm 43% mais probabilidade de sofrer fraturas ósseas, mostra estudo

De acordo com um novo estudo, pessoas que seguem uma dieta vegan podem ter uma probabilidade significativamente maior de desenvolver fraturas ósseas do que os carnívoros. O...

Black Friday: advogada dá 10 dicas para realizar uma compra segura

Faltando poucos dias para a Black Friday, que ocorrerá nesta sexta-feira, 27, a advogada Cristiana Santos, especialista em direito do consumidor e ex-superintendente do Procon/BA, dá algumas...

Quais os 4 signos mais generosos do zodíaco? Confira

A generosidade pode se manifestar com a compra de um presente ou com o pagamento de uma conta depois do jantar, mas existem outras formas de expressá-la....

Os quatro melhores alimentos que pode comer no café da manhã

A pesar do que já possa ter ouvido, nem todos precisam tomar o café da manhã. De fato, 'pular' essa refeição pode ser melhor do que optar por...