PIB do terceiro trimestre mostra recuperação em V, diz Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (3) que o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre ficou abaixo do esperado, mas mostra uma retomada.

O Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) cresceu 7,7% no terceiro trimestre, em relação ao período anterior.

“Veio um pouquinho abaixo do esperado, mas o fato é que a economia está voltando em V, realmente está voltando”, afirmou.

Recuperação em V é um termo usado por economistas para relatar uma retomada intensa depois de uma queda vertiginosa na atividade econômica.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a maior variação do PIB desde o início da série em 1996, mas ainda insuficiente para recuperar as perdas provocadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O resultado indicou ainda que a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com uma perda acumulada de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019.

Mulher mata marido com facada no pescoço em São Marcos

Um homem foi assassinado na madrugada de domingo (17/01), no bairro de São Marcos, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 3h40, na Rua São Marcos....

Três mortos no Lobato: traficantes executam mulher e depois trocam tiros com PM

Na noite de domingo (17/01), a 14ª CIPM foi acionada após informações de homens armados e uma vítima de disparos de arma de fogo na localidade conhecida...

Policial federal é baleado em Itapuã

Um policial federal foi baleado na manhã desta segunda-feira (18/01), no bairro de Itapuã, em Salvador. De acordo com a fonte do Informe Baiano, o trabalhador foi...

Início da vacinação da Covid-19 é antecipada para hoje

Diversos governadores brasileiros se reuniram na manhã desta segunda-feira (18/01) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Eles entraram em um acordo para que a vacinação contra...