Depressão e déficit de vitamina D; qual é a relação?

A vitamina D é conhecida como a vitamina ‘do sol’. É um nutriente essencial, que ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes, ajuda no crescimento celular e beneficia as defesas imunológicas.

O seu corpo absorve vitamina D principalmente através da exposição ao sol, embora os suplementos dietéticos e certos alimentos também possam ser fontes do nutriente.

A deficiência de vitamina D ocorre quando o seu corpo não absorve os níveis recomendados. Níveis insuficientes de vitamina Dpodem causar vários problemas de saúde.

Estudos mostraram uma ligação entre a deficiência de vitamina D e a depressão. Os pesquisadores por trás de uma meta-análise de 2013 observaram que os participantes do estudo com depressão também tinham baixos níveis de vitamina D. A mesma análise descobriu que, estatisticamente, pessoas com baixo teor de vitamina D corriam um risco muito maior de depressão.

Os pesquisadores acreditam que, como a vitamina D é importante para o funcionamento saudável do cérebro, níveis insuficientes de nutrientes podem desempenhar um papel na depressão e noutras doenças mentais.