Bruno Reis prorroga restrições e inclui bairros em medidas preventivas

Foto: Max Haack/Secom

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta quarta-feira (06/01) novas ações para conter o avanço do novo coronavírus em Salvador. Entre elas estão a prorrogação do prazo de validade de dois decretos que estabelecem restrições em algumas atividades comerciais, inclusão de três novos bairros nas medidas de proteção à vida, além da abertura de novos leitos de UTI no Hospital Sagrada Família, no Bonfim. Os detalhes foram apresentados durante a assinatura da ordem de serviço para a reforma de 200 casas, no Alto do Cabrito.

Foi prorrogado, até o próximo dia 21, a proibição da comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos no Rio Vermelho e Itapuã, de sexta-feira a domingo, das 17h às 7h do dia seguinte. Ainda nesses dois bairros, segue proibida a comercialização, pelos bares e restaurantes, de alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas quanto externas, bem como a obrigatoriedade da delimitação entre os estabelecimentos com utilização de barreiras físicas.

“Adotamos essas medidas com toda atenção e cuidado para evitar aglomerações nessas áreas. Os números apontam que nos próximos 15 dias devemos ter reflexo das festas de fim de ano. Portanto, a cautela nos leva a tomar essa decisão como único caminho a seguir”, disse Bruno Reis.

Já o decreto que suspende o funcionamento de cinemas, teatros e demais casas de espetáculo na capital baiana também foi prorrogado por mais 15 dias. A determinação suspende eventos sociais nos clubes, inclusive recreativos e esportivos, a exemplo de festas, apresentações artísticas, aniversários, formaturas e casamentos, além do funcionamento de bares e lanchonetes nesses locais. Apenas as atividades esportivas estão mantidas nos clubes e o funcionamento de restaurantes que possuam entradas independentes.

Ampliação de leitos – Bruno Reis comunicou, ainda, novas vagas exclusivas de UTI para o tratamento de pacientes com coronavírus. A partir de hoje, Salvador passa a ter mais 10 leitos de terapia intensiva e 10 clínicos no Hospital Sagrada Família. “O objetivo é manter a situação da cidade sobre controle. Os índices de ocupação de UTI seguem estáveis, variando entre 60% a 70%. Mesmo assim estamos mantendo a política de ampliação de leitos”, disse.

Desse modo, a capital baiana passa a ter 196 leitos de UTI e 249 leitos clínicos exclusivos de Covid-19 sob a gestão municipal (151 abertos durante a segunda onda).

Proteção à vida – A Prefeitura ampliará de quatro para seis o número de bairros que passarão por medidas de proteção à vida. As ações envolvem testagem rápida para detecção da Covid-19, distribuição de máscaras de proteção e higienização de ruas. A iniciativa continuará em Pituba, Brotas e Itapuã. Pernambués deixa a lista e entrarão Imbuí, Cabula e São Marcos. “Vamos entrar nesses três novos bairros, a partir das próximas 48 horas, devido ao número de novos casos nessas localidades”, justificou o prefeito.

Vacinação prossegue neste fim de semana em Salvador

A vacinação contra a Covid-19 para idosos e profissionais de saúde prossegue neste fim de semana em Salvador. De acordo com o novo cronograma da Secretaria Municipal...

Teste anal da Covid-19

Autoridades chinesas anunciaram essa semana que iriam começar a usar o swab anal para diagnosticar a Covid-19. O método consiste em introduzir no ânus uma haste flexível para...

Preços do diesel e da gasolina têm defasagem média de 8% ante mercado externo

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) informou nesta sexta-feira, 26, que apesar dos recentes aumentos do diesel e da gasolina, esses combustíveis continuam com defasagem...

Desemprego recua para 13,9% no 4º trimestre, segundo o IBGE

O desemprego recuou para 13,9% no quarto trimestre de 2020, depois de atingir 14,6% no trimestre anterior. Mas a taxa média de desocupação para o ano passado...