Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Compra de vacinas pela rede privada é alvo de críticas de vereadores de Salvador

Os vereadores Marta Rodrigues (PT), Maria Marighella (PT), Anderson Ninho (PDT), Augusto Vasconcelos (PCdoB) e Hélio Ferreira (PCdoB) criticaram a possível permissão de comercialização de vacinas da Covid-19 pela rede privada e temem que a medida comprometa o Sistema único de Saúde (SUS).

Líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador, Marta lembra que em Salvador a maioria da população é negra e pobre, e portanto, está mais vulnerável a apresentar comorbidades que agravam a doença.

“É completamente antiético e imoral a rede privada querer passar por cima do Programa Nacional de Imunizações, que prevê vacinação prioritária de pessoas mais vulneráveis e que dependem da saúde pública. Aqui em Salvador, a população negra, ou seja, a maior parte dos moradores, é a mais afetada pelas comorbidades que agravam a doença como estudos já apontaram”, declarou. A edil considera ser urgente que o município fortaleça e melhore a cobertura na atenção básica de saúde.

Novata, Maria Marighella (PT) acredita que a “ineficácia do plano apresentado pelo governo Bolsonaro favorece a mercantilização da vacina e das nossas vidas. A vacina deve ser disponibilizada para TODAS as pessoas!”.

Também novo na Casa Legislativa, o pedetista Anderson Ninho, que tem forte atuação em bairros populares, escreveu no Instagram que a ação da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), que negocia com um laboratório a aquisição de 5 milhões de doses da vacina, é mais “um duro golpe contra os mais humildes”. “Ricos e pobres devem ser tratados de maneira igual!!! A desigualdade precisa ser combatida e não podemos nos calar”, desabafou Ninho.

Discursos semelhantes foram adotados pelos comunistas Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira.

“Permitir a venda de vacinas, antes da vacinação gratuita ofertada pelo SUS, vai exacerbar as desigualdades desse cruel sistema capitalista. Na prática, quem tiver dinheiro vai passar na frente, enquanto a imensa maioria de pobres ficará sem proteção. Saúde não é mercadoria!”, afirmou Augusto.

“É algo inaceitável. Já vivemos em um país muito desigual e tomar uma atitude dessa é aumentar ainda mais o contraste que existe na sociedade. O correto é vacinar toda a população de forma igual para que a gente consiga acabar de vez com o coronavírus”, destacou Hélio Ferreira.

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um FIAT/Pulse e durante a abordagem,...

DE MALA E CUIA: Gracyanne Barbosa diz que Belo saiu de casa e “levou tudo”

O cantor Belo, recentemente separado de Gracyanne Barbosa após 16 anos de relacionamento, saiu da antiga mansão do casal, localizada na Barra da Tijuca,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um...
Fundação Jose Silveira

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um...

DE MALA E CUIA: Gracyanne Barbosa diz que Belo saiu de casa e “levou tudo”

O cantor Belo, recentemente separado de Gracyanne Barbosa após 16 anos de relacionamento, saiu da antiga mansão do casal,...

CABEÇA DO CONGRESSO! Senador baiano é eleito relator-geral do Orçamento

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) foi eleito na tarde desta quarta-feira (24/04) relator-geral do Orçamento de 2025. A...

MISTÉRIO: Psicólogo desaparece em Salvador após briga em viagem ‘bate e volta’

Um psicólogo de 32 anos está desaparecido há quatro dias após se envolver em uma briga no desembarque de...