Respeito a centenária milícia de bravos da Bahia

Por Ramon Margiolle

Antes, era um problema exclusivo das polícias Militar e Civil. Mas de tanto as associações, sindicatos, imprensa e especialistas chamarem atenção de toda sociedade, a maioria da população já entende que segurança pública é responsabilidade de todos. Então, colocar na conta de um comandante da PM ou de um soldado essa alta fatura é, no mínimo, deslealdade. Aos policiais e pessoas de bem, não sejamos inocentes.

Nesta sexta-feira (08/01), tive o desprazer de receber em meu WhatsApp o vídeo de um apresentador de programa de televisão, visivelmente transtornado e aparentemente fora de si, atacando coronéis da Polícia Militar baiana. Homens, que devem ser criticados e questionados, pois desempenham funções públicas, mas também merecem respeito. Não é sensato dizer que um policial é blogueirinho porque em seu momento de folga posta fotos na sua rede social. Também não é sensato achar que o trabalho desempenhado pela PM em prol do social, a exemplo de atividades de artes marciais e doações de cestas básicas, é brincadeira.

Convenhamos, não queremos uma polícia-repressora e não queremos que o direito de liberdade da pessoa humana, que ficou marcado na época da Ditadura Militar, seja mais uma vez atingido. Chega de retrocesso. O uso da força, como ensinado nas academias, deve ser progressivo. E ninguém quer ficar invadindo casa de ninguém e nem tão pouco ficar agredindo pessoas gratuitamente.

Ao longo da minha carreira como repórter de TV, rádio e site tive a oportunidade de ouvir diversas figuras da PM, soldados e oficiais. A maioria dos coronéis sempre defendeu que o caminho é, sim, uma polícia cidadã e comprometida, obviamente, com o diálogo constante. Não há dúvida disso. Escutei atentamente discursos parecidos de coronéis atualmente da ativa e da reserva: Anselmo Brandão, Fontes, Peixinho, Couto, Cassivandro, Anildon, Xavier Filho, Coutinho, Sérgio Freire, Humberto Sturaro, Saulo, Alfredão, Mascarenhas e Berlinque, aquele que dizia que “nunca viu mijo subir escada”.

Não podemos aceitar provocações de medidas truculentas de policiais contra a sociedade. Isso, na verdade, é estimular ações desastrosas e consequentemente, protestos da população contra trabalhadores. Você acredita mesmo que Dona Maria não percebeu que sua intenção, na verdade, é provocar uma invasão da Rondesp na casa dela? Você acha que a filha do policial fica feliz ao ver protestos contra seu pai? Não sejamos injustos e inconsequentes com militares que entregam suas vidas por nós e com a tão sofrida população baiana. As associações deveriam repudiar esse tipo de atitude. Porque não fazem isso com os médicos e com profissionais do Judiciário, por exemplo? Que as ideias implementadas pelo Coronel Anselmo Alves Brandão ao logo da sua gestão sejam aprimoradas e quem sabe um dia, atinjam a excelência. Respeito a centenária milícia de bravos da Bahia.

Presidente Lula acompanha cortejo do Dois de Julho pelo quarto ano consecutivo

Pelo quarto ano seguido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de marcar presença no Dois de Julho, em Salvador, data que...

Flaviano anuncia nova iluminação para estádio e melhorias em campos de futebol de Santo Amaro

Durante a apresentação oficial da Liga dos Atletas da Seleção de Santo Amaro para a disputa da Copa Intermunicipal 2025, o prefeito Flaviano Bomfim...
Fundação Jose Silveira

Presidente Lula acompanha cortejo do Dois de Julho pelo quarto ano consecutivo

Pelo quarto ano seguido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de marcar presença no Dois de...
Fundação Jose Silveira

Presidente Lula acompanha cortejo do Dois de Julho pelo quarto ano consecutivo

Pelo quarto ano seguido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de marcar presença no Dois de...

Flaviano anuncia nova iluminação para estádio e melhorias em campos de futebol de Santo Amaro

Durante a apresentação oficial da Liga dos Atletas da Seleção de Santo Amaro para a disputa da Copa Intermunicipal...

“Reverberar o 2 de Julho é reconhecer a força dos baianos”, diz vice-prefeita Ana Paula Matos

A vice-prefeita de Salvador e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, destacou a força do 2...

Santo Amaro apresenta elenco para o Intermunicipal 2025 e mira o hexacampeonato

A seleção de Santo Amaro está pronta para mais uma edição do Campeonato Intermunicipal. Os atletas que defenderão a...