Covid-19: Anvisa divulga novas orientações para farmácias e drogarias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nova nota técnica, com orientações que objetivam minimizar os riscos de exposição ao novo coronavírus (covid-19) para as equipes de profissionais que trabalham nas farmácias e drogarias e aos clientes, a partir da adoção de princípios de prevenção e controle de infecções e distanciamento social enquanto durar a pandemia.

De acordo com o documento, divulgado nessa segunda-feira (11), as farmácias e drogarias são estabelecimentos que realizam atividades essenciais durante a pandemia e, por isso, é fundamental que cumpram medidas relacionadas ao enfrentamento da disseminação da covid-19.

Conforme a nota da Anvisa, as farmácias e drogarias, entre outras medidas, devem estabelecer barreiras, preferencialmente físicas, entre funcionários e usuários, como também entre os próprios usuários.

Recomenda-se ainda que o distanciamento seja de no mínimo 1 metro entre elas; e limitar o número de pessoas no interior do estabelecimento para evitar aglomeração no balcão de atendimento ou nas áreas de pagamento.

Além disso, os estabelecimentos podem definir estratégias para diminuir o tempo que o usuário permanece na fila; e estratégias para controlar o fluxo da entrada de clientes no estabelecimento. Se as condições climáticas permitirem, disponibilizar local externo para área de espera.

“As farmácias e drogarias devem também disponibilizar insumos de proteção e prevenção, tais como: sabonete líquido, preparações alcoólicas a 70% e equipamentos de proteção individual, para o atendimento seguro e adequado, estando estes em fácil acesso e suficientes para os clientes e equipe”, orienta a Anvisa.

Afinal, porque a fibra é tão importante na alimentação?

Sim, afibra tem vários benefícios para a saúde. A além de alimentar as bactérias intestinais, a fibra nutre a parede do cólon. Além disso, a fibra pode reduzir o...

Estudantes da Uneb vão poder abrir processos por meio de sistema de tramitação eletrônica

Os alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) passarão, a partir deste semestre, a abrir processos administrativos junto à instituição de ensino de forma inteiramente remota...

Quantas peças de fruta deve ingerir diariamente?

Afruta é uma parte importante de uma dieta saudável. Na verdade, pela sua quantidade de nutrientes, dietas ricas em frutas estão associadas a todos os tipos de benefícios...

Covid-19: Estes são os principais sintomas que afetam os jovens

De acordo com um novo estudo, os sintomas mais comuns, como uma nova tosse seca persistente - não foram encontrados em pacientes mais jovens que haviam contraído...