Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Produção industrial baiana cresce 4,9% e lidera o país em novembro de 2020

Em novembro de 2020, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, cresceu 4,9% frente ao mês imediatamente anterior, a taxa mais acentuada entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou crescimento de 1%.

As informações, divulgadas nesta quinta-feira (14), fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Esse resultado reflete a retomada mais forte do setor industrial da Bahia após interrupções nas atividades por conta dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19. Lideramos o país em novembro com este crescimento de 4,9%, que foi, inclusive, acima do índice nacional de 1,2%, nesta mesma base de comparação”, ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

No acumulado do ano, devido às consequências da pandemia do Coronavírus, a indústria baiana registrou queda de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador no acumulado dos últimos 12 meses apresentou redução de 5,9%, frente ao mesmo período anterior.

No confronto de novembro de 2020 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou crescimento de 1%, com seis das 12 atividades pesquisadas, assinalando aumento da produção. A principal contribuição positiva foi de Produtos químicos (67,3%), influenciada, principalmente, pela maior fabricação de etileno não saturado, polietileno linear, propeno não saturado e princípios ativos para herbicidas.

Outros setores que apresentaram resultados positivos foram: Bebidas (12,6%), Celulose, papel e produtos de papel (7,2%), Produtos minerais não metálicos (3,3%), Couro, artigos para viagem e calçados (3,1%) e Derivados de petróleo (1,1%).

Av. ACM terá bloqueio total no sentido Rótula na noite desta quinta (25)

A via principal da Av. Antônio Carlos Magalhães será bloqueada totalmente após a estação do metrô do Detran (sentido Acesso Norte), nesta quinta-feira (25),...

Funceb promove roda de conversa sobre Circulações Literárias na Bienal do Livro Bahia 2024

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secult-BA, através de sua coordenação de Literatura, promoverá uma Roda de Conversa sobre Circulações...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Av. ACM terá bloqueio total no sentido Rótula na noite desta quinta (25)

A via principal da Av. Antônio Carlos Magalhães será bloqueada totalmente após a estação do metrô do Detran (sentido...
Fundação Jose Silveira

Av. ACM terá bloqueio total no sentido Rótula na noite desta quinta (25)

A via principal da Av. Antônio Carlos Magalhães será bloqueada totalmente após a estação do metrô do Detran (sentido...

Funceb promove roda de conversa sobre Circulações Literárias na Bienal do Livro Bahia 2024

A Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secult-BA, através de sua coordenação de Literatura, promoverá uma...

Volume de chuva em Salvador já ultrapassa quase o triplo da média histórica para abril

Com o acumulado de 740,2 mm, o volume de chuvas em Salvador já corresponde a duas vezes e meia...

Vixe! Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Um vídeo começou a viralizar após passageiros e testemunhas filmarem uma mulher que ficou com preso em uma van...