Colégios de Poções e Cordeiros realizam revisões virtuais preparatórias para o Enem

Estudantes dos municípios de Poções e Cordeiros vêm participando de aulas virtuais preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As atividades produzidas e disponibilizadas pelos colégios Isaías Alves e José Moreira Cordeiro, através do Google Meet, iniciaram no dia 11 de janeiro e seguem até esta sexta-feira (22).

As ações têm como objetivo auxiliar os alunos a criarem uma rotina de estudos para uma revisão mais precisa dos conteúdos adquiridos. Para Mirelle Silva Santana, matriculada no 3° ano do Ensino Médio no Colégio Isaías Alves, em Poções, o processo de rever os conteúdos a incentivou a continuar estudando e abrindo novos horizontes. “Pretendo cursar Engenharia Civil ou Administração. Para alcançar meu objetivo, venho estudando durante o ano e acompanho as aulas de revisão frequentemente. O processo me ajudou, fez abrir a mente para as coisas que já tinha esquecido. Foi um incentivo que complementou minha rotina de estudos”.

Adriane Kelly, estudante do 3º ano do Ensino Médio, tem 17 anos e sonha em cursar Administração. A ação do Colégio José Moreira Cordeiro, no município de Cordeiros, ajudou a criar uma rotina de estudos. “Achei uma ação importante, ainda mais nesta reta final. Quem estudou por outros meios teve, agora, a oportunidade de revisar. A iniciativa deu um gás aos meus estudos e ajudou na realização de uma revisão mais ampla no meu dia a dia”, avaliou a estudante.

Cursando a mesma série no colégio de Adriane, Lynda Beatriz Sousa do Nascimento diz que o projeto é fruto de uma parceria constante com a comunidade escolar. “Os aulões me ajudaram demais. Senti o apoio dos professores, que com empenho fizeram aulas bem produtivas e explicadas. Tivemos a oportunidade tirar algumas dúvidas e os conteúdos fornecidos ajudaram neste processo. A escola ainda fez as atividades com uma flexibilização de horários para atrair o máximo de pessoas. Como trabalho, isso foi fundamental para conciliar os estudos com as minhas outras atividades”. De acordo com Samara Castro, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual José Moreira Cordeiro, a ação é uma das iniciativas do projeto de preparação para o ENEM realizado pela unidade de ensino, que tem 95 estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio. As atividades começaram focadas nas áreas de Humanas e Linguagens, além da redação, que foram as demandas da primeira avaliação do ENEM. Nesta semana, os assuntos de Ciências da Natureza e de Exatas estão sendo abordados.

“Com a pandemia, não podemos estar presentes presencialmente, mas a aprendizagem e o processo de ensino não param e nós precisamos acompanhá-los. Nossa escola se reinventou e procuramos a melhor forma de manter o vínculo com nossos alunos, principalmente neste momento importante para a maioria deles, que é a prova do ENEM”, disse a coordenadora.

Segundo Florisvaldo Cerqueira Pinheiro, que é gestor do Colégio Isaías Alves, as atividades são importantes para a revisão do conteúdo e por oferecerem uma segurança psicológica para os estudantes. As atividades na unidade ocorreram em duas etapas. Na primeira, nos dias que antecederam o primeiro dia de avaliação do ENEM, a unidade trabalhou com aulas de Redação e de Humanas e palestras com psicólogos. Na segunda etapa, os professores das áreas de Ciências da Natureza e Exatas estão realizando revisões preparatórias para as provas que serão realizadas no próximo domingo (24).

“Este projeto foi um pedido dos alunos, que foi aceito de imediato pelos profissionais do colégio. Em um exame como o ENEM, a memória do aluno é levada a um esforço extremo. Revisões como estas que estão sendo proporcionadas pelos professores são de extrema importância no exercício constante feito pelo aluno em rememorar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida estudantil”, analisou o gestor.

Compras até domingo (28) concorrem no sorteio de março da Nota Premiada

O prazo para participar do próximo sorteio da Nota Premiada Bahia se encerra neste domingo (28). As compras realizadas com CPF na nota até esta data vão...

Juros para famílias e empresas sobem em janeiro, diz Banco Central

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em janeiro, de acordo com as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas hoje (25), pelo Banco...

Como fica o transporte público de Salvador durante o ‘lockdown’? Confira

Com a decretação das medidas mais restritivas, o famoso 'lockdown', anunciadas pelo governador Rui Costa e o prefeito da capital Bruno Reis, a partir desta sexta-feira (26/02),...

Sputinik: assinado termo para aquisição de um milhão de doses para 35 cidades baianas

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) comemorou, nesta quinta-feira (25/02), a assinatura do termo de interesse para aquisição de um milhão de doses da vacina Sputinik V...