Médico do Samu vê vacina como passaporte para voltar pra casa

Enfim, a vacina! Ciente de que é apenas o primeiro degrau de um trajeto maior, o anestesista do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Lucas Fernandes, de 39 anos, não vê a hora de voltar para casa e abraçar a família. Em especial, o filho Davi, de um ano, sabendo que mais uma etapa foi vencida e que há mais segurança no seu ir e vir do trabalho, agora que recebeu a primeira dose do imunizante.

Ele é um dos mais de 5 mil vacinados da capital baiana, contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desde a terça-feira (19). Antes da vacinação, o médico optou por se distanciar da família, por precaução, indo morar sozinho enquanto esperava a dose.

Agora, com o início da imunização, é possível voltar em paz e segurança ao convívio familiar. “Sem dúvida meu maior medo era ser vetor do Sars-Cov-2 para minha família. Neste ponto a vacina nos traz muita paz”, diz Fernandes. Além do Samu, ele ainda trabalha em hospitais particulares.

“Sei que ‘voltar ao normal’ ainda é um desejo distante, pois a pandemia está aí e o momento é de manter distanciamento, higienizar bem as mãos, usar máscaras, enfim, se proteger ao máximo. Antes da vacina, é necessário garantir as medidas não farmacológicas”, declara Fernandes.

Ele ainda complementa que ter uma vacina é um alento para toda a população. “No entanto, o rigor para o acompanhamento das lacunas apresentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é também muito importante”, destaca o médico, lembrando que o imunizante ainda é uma aposta e que a população precisa se cuidar para conter o avanço do vírus.

Atualização – A campanha de vacinação em Salvador teve início na terça-feira (19), priorizando profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate ao coronavírus, pessoas acima de 60 anos que residem em instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas e povos tradicionais. Para acompanhar em tempo real o avanço da imunização contra a Covid-19 em Salvador acesse vacinacovid. saude. salvador. ba. gov. br .

Compras até domingo (28) concorrem no sorteio de março da Nota Premiada

O prazo para participar do próximo sorteio da Nota Premiada Bahia se encerra neste domingo (28). As compras realizadas com CPF na nota até esta data vão...

Juros para famílias e empresas sobem em janeiro, diz Banco Central

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em janeiro, de acordo com as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas hoje (25), pelo Banco...

Como fica o transporte público de Salvador durante o ‘lockdown’? Confira

Com a decretação das medidas mais restritivas, o famoso 'lockdown', anunciadas pelo governador Rui Costa e o prefeito da capital Bruno Reis, a partir desta sexta-feira (26/02),...

Sputinik: assinado termo para aquisição de um milhão de doses para 35 cidades baianas

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) comemorou, nesta quinta-feira (25/02), a assinatura do termo de interesse para aquisição de um milhão de doses da vacina Sputinik V...