Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Que polícia nós queremos? O belo gesto de Amado Cigano que a PM resolveu “apurar”

Por Ramon Margiolle

O “policial cantor” Amado Cigano, também conhecido como Ferreirinha, se empolgou, abriu o coração e encantou os internautas. Um vídeo viralizou nas redes sociais neste sábado (30/01) após o militar cantar fardado em um karaokê em Itapuã, bairro onde morou o saudoso Dorival Caymmi, em Salvador. Amado foi reconhecido por um fã, que fez o pedido e o “praça artista” não titubeou: deu uma “palhinha” da música ‘Folha Seca’, do ídolo Amado Batista.

“Sem preconceitos”, soltou a voz e aproximou a Polícia Militar do povo.

“Era uma tarde tão triste quando ela partiu; Na curva daquela estrada ela então sumiu; Era como folha seca que vai onde o vento quer; Me enganei quando dizia, tenho uma mulher”, celebrou sorrindo enquanto os colegas de farda observavam atentamente e ao mesmo tempo com o coração transbordando de felicidade. Afinal de contas, por trás da farda há um ser humano.

E o que o povo fez? O óbvio: comemorou, elogiou, parabenizou e não gostou nem um pouco da suposta punição ao policial denunciada pelo deputado estadual Prisco, do PSC. Segundo o parlamentar, Amado Cigano foi afastado da Operação Apolo, unidade da PM em que agentes realizam serviços extras.

Ora, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, não precisamos dizer que os tempos atuais exigem uma polícia humanitária. Em nenhum momento o soldado atrapalhou o serviço ou denegriu a imagem da instituição. Não há espaço para retroceder e compactuar com uma polícia violenta. A PM já deveria ter emitido uma nota de apoio ou até um simples elogio. Mas a atitude foi diferente: informou que “a conduta do policial será apurada”. Vale ratificar que o mesmo já teria sido afastado da Operação Apolo e portanto, a punição já é uma realidade.

Qual conduta vai apurar? Qual crime ocorreu? Vão crucificar o policial porque teve um gesto humano? O fato é que não tem o que apurar. Situações como essa também não são novas por aqui: major já dançou com Ivete Sangalo em pleno Carnaval e capitã já sambou com o povo no Nordeste de Amaralina. Em um momento em que a Bahia atravessa sérios problemas na área da segurança pública com centenas de homicídios, um simples policial, sem nenhuma intenção, conseguiu manter acesa a chama da boa convivência entre PM e sociedade. A oportunidade de transformar em algo positivo não pode ser descartada.

A condução da PM mais uma vez é totalmente equívocada. Enquanto em outros estados, há uma luta para humanizar, aqui na Bahia, em um governo do PT, dos trabalhadores, a ideia é apurar e punir. Afinal, QUE POLÍCIA NÓS QUEREMOS? Querem uma polícia que fica batendo no povo e atirando, é? Querem praças e oficiais respondendo “broncas” no judiciário e revoltados? As associações da categoria precisam se posicionar veementemente.

Uma capitã citou em entrevista, recentemente, que quando um marginal está armado é porque tem medo do policial. Não houve punição, não houve nenhum esclarecimento. A PM precisa de GESTÃO ( e breve falarei sobre isso). Mais: não adianta ficar soltando vídeo encomendado do tipo: “enquanto ocorre assalto na Barra, policial canta em Itapuã”. Vamos melhorar o nível.

Abaixo, o belo momento e a repercussão do caso nas redes sociais.

Diversos elogios foram publicados no Instagram do Informe Baiano: “Uau!!! Tá fazendo o que na PM homem? Vc canta de verdade! Se joga! Já tem uma fã, eu”, disse Maria Flor6183.
“Deveria era agradecer a ele isso sim… a imagem da polícia não anda nada bem . Espero q o comando reveja e para de vaidade , que é isso q tá acontecendo com a Pm, um querendo ser mais q o outro . Enquanto isso a comunidade paga o preço’, escreveu Dany Deodato.

O lutador de MMA Zeca Predador lembrou o “grande exemplo” e afirmou esse ser o espírito do “verdadeiro caveira”.

“Policial é tão ser humano quanto outro cidadão, show irmão”, elogiou Saulo.

Os vereadores de Salvador Anderson Ninho e Sandro Bahiense também se posicionaram. O primeiro, que integra o PDT, escreveu: “tmj nesta corrente do bem, a atitude de afastar o Soldado é uma injustiça”.

Já Bahiense, que é ligado a área de segurança pública, pontuou tratar-se de um “gesto de aproximação entre Polícia Militar e comunidade” e “em certas situações precisamos reconsiderar as medidas de aplicação de conduta inadequada”. O edil disse ainda que Amado Cigano é “um grande profissional de segurança e o cantor do povo”.

Artistas também comentaram. Um print com o depoimento da banda Unha Pintada afirma: “Parabéns pelo seu talento. Por trás da farda tem um ser humano que também sonha. Estamos com você e pode contar comigo grande guerreiro”.

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em 2024. O PIB é a...

Espingarda é apreendida pela PM em Macarani

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais militares da 8ª CIPM apreenderam uma arma de fogo no bairro Osvaldo Pistola, no município de Maracani. Os militares...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...

Espingarda é apreendida pela PM em Macarani

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais militares da 8ª CIPM apreenderam uma arma de fogo no bairro Osvaldo Pistola,...

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os...

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Mata de São João

Na tarde desta quinta-feira (28), policiais militares da 53º CIPM detiveram um homem por suspeita de tráfico de drogas...