Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Castramóvel chega em Pirajá nesta segunda (1º)

O Castramóvel, serviço itinerante da Prefeitura de castração de cães e gatos, inicia as atividades nesta segunda-feira (1º), no Centro de Cidadania e Cultura de Pirajá – Parque São Bartolomeu, localizado na Rua 24 de Agosto, 381, em Pirajá. Serão realizados 20 atendimentos diários até o dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

Balanço e benefícios – Em 2020, mesmo com as dificuldades apresentadas pela pandemia do novo coronavírus, as unidades do Castramóvel e clínicas conveniadas realizaram mais de 13 mil cirurgias de esterilização. Além disso, a Diretoria de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também atendeu cerca de 300 denúncias para coibir a prática de maus-tratos de animais. A estimativa da Dipa para este ano é que sejam realizadas, em média, 15 mil castrações.

De acordo com a diretora da Dipa, Tainara Ferreira, a castração prolonga a vida do animal e contribui para o controle da população de cães e gatos, além de prevenir doenças como o câncer de mama nas cadelas ou gatas. “O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal. A ação também ajuda a reduzir o número de animais abandonados nas ruas”, explicou.

Vacina antirrábica – Para solicitar a castração é necessário que o cão ou gato tenha recebido a vacinação antirrábica (mais de 10 dias e menos de um ano). Podem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

A vacinação é realizada durante todo ano nos postos fixos, distribuídos nos bairros de Salvador. Caso o cidadão tenha mais de dez animais para vacinação, a solicitação para agendamento pode ser realizada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do telefone (71) 3611-7331.

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome de Down, que agora está...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...
Fundação Jose Silveira

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até...

Reconhecimento Facial da SSP é empregado no MotoFest Paulo Afonso 2024

As câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública são empregadas no MotoFest Paulo Afonso 2024,...

‘VULGO SALVADOR’: Traficante morre durante confronto com o Batalhão de Choque na BR-324

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (26/04) durante um confronto com policiais militares do Batalhão de Polícia de...