Castramóvel chega em Pirajá nesta segunda (1º)

O Castramóvel, serviço itinerante da Prefeitura de castração de cães e gatos, inicia as atividades nesta segunda-feira (1º), no Centro de Cidadania e Cultura de Pirajá – Parque São Bartolomeu, localizado na Rua 24 de Agosto, 381, em Pirajá. Serão realizados 20 atendimentos diários até o dia 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

Balanço e benefícios – Em 2020, mesmo com as dificuldades apresentadas pela pandemia do novo coronavírus, as unidades do Castramóvel e clínicas conveniadas realizaram mais de 13 mil cirurgias de esterilização. Além disso, a Diretoria de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também atendeu cerca de 300 denúncias para coibir a prática de maus-tratos de animais. A estimativa da Dipa para este ano é que sejam realizadas, em média, 15 mil castrações.

De acordo com a diretora da Dipa, Tainara Ferreira, a castração prolonga a vida do animal e contribui para o controle da população de cães e gatos, além de prevenir doenças como o câncer de mama nas cadelas ou gatas. “O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal. A ação também ajuda a reduzir o número de animais abandonados nas ruas”, explicou.

Vacina antirrábica – Para solicitar a castração é necessário que o cão ou gato tenha recebido a vacinação antirrábica (mais de 10 dias e menos de um ano). Podem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

A vacinação é realizada durante todo ano nos postos fixos, distribuídos nos bairros de Salvador. Caso o cidadão tenha mais de dez animais para vacinação, a solicitação para agendamento pode ser realizada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do telefone (71) 3611-7331.

Morre aos 23 anos funkeiro MC Kevin

O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, 23 anos, conhecido como MC Kevin, morreu na noite deste domingo (16/05). Ele caiu do 11º andar de um hotel na orla...

Construção de biodigestores irá reduzir impactos ao meio ambiente e gerar economia para famílias do semiárido

Pedreiros de municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina participaram de oficina para construção de biodigestores, tecnologia que possibilita o reaproveitamento do esterco para gerar o...

Prazo para entrega da documentação do Partiu Estágio termina na próxima segunda (17)

O prazo para entrega da documentação do programa Partiu Estágio termina na próxima segunda-feira (17). Os 2.616 universitários selecionados precisam apresentar os documentos solicitados nos órgãos onde...

COVID-19: Pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais são inclusos na vacinação nesta segunda-feira (17)

Confira a programação dessa segunda-feira, 17 de maio de 2021, em Salvador: 2ª DOSE CORONAVAC A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) dará continuidade nesta segunda-feira (17) à...