Bahia liderou a produção de 11 tipos minerais no país em 2020

Com crescimento de 62% na produção mineral comercializada em relação a 2019, a Bahia liderou a produção de 11 tipos minerais diferentes em 2020, dos quais três são exclusivos do estado. Os números são de levantamento feito pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) na base de dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em 2020, a Bahia foi a única produtora nacional de cromita, vanádio e urânio. Os primeiros materiais são matéria-prima em ligas de ferro e aço que depois serão usadas pela indústria. Já o urânio é enriquecido e utilizado nas usinas nucleares brasileiras. Na lista dos minerais que a Bahia produziu mais que os outros estados estão: granulito (brita), talco, magnesita, diamante, mármore, quartzo e salgema.

Somados, estes 11 minerais geraram uma arrecadação de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) superior a R$ 22 milhões, dos quais 60% são destinados ao município onde ocorreu a extração, 20% ao Estado e o restante ao Governo Federal.

Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, os números indicam o potencial que a mineração tem para gerar desenvolvimento e renda nos municípios do interior do estado. “Dos 417 municípios do nosso estado, 176 devem receber recursos da CFEM referentes a 2020. Este dinheiro pode ser investido em escolas, saúde, urbanização. Além disso as mineradoras pagam salário, compram de fornecedores locais, o que dinamiza ainda mais a economia”, diz Tramm.

A Bahia figura ainda na lista de cinco maiores como segunda em níquel, terceira em cobre e fosfato, quarta em ouro e ferro e quinta em água mineral e gnaisse.

O estudo feito pela CBPM levou em conta todos os minerais que geraram arrecadação de CFEM superior a R$ 1 milhão em todo o país no ano de 2020.

Líder e soldado de quadrilha mortos em Mata de São João

Uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, drogas e munições foram encontrados, no início da tarde desta quarta-feira (3), por equipes das Rondas Especiais (Rondesp) RMS,...

Marcell Moraes e Léo Dias discutem causa animal em live nesta quinta-feira (04)

O ambientalista e protetor de animais, Marcell Moraes e o jornalista, Léo Dias discutem o cenário da causa animal no país nesta quinta-feira (04), 17h, em live...

Pistola de fabricação italiana é apreendida em Ipiaú   

Uma pistola Beretta calibre 9 mm, de fabricação italiana, oito munições, 67 pinos de cocaína, uma balança de precisão e quatro celulares foram apreendidos, na terça-feira (2),...

Cruz das Almas: mototaxista é preso por homicídio em menos de 24 horas 

Um mototaxista de 32 anos, suspeito de matar Natanael Santana dos Santos, na noite de segunda-feira (1°), em Cruz das Almas, teve a prisão preventiva cumprida menos...