Bolsonaro diz que governo deseja que ICMS de combustíveis seja fixo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta sexta-feira, 5, que o governo avalia um projeto para estabelecer um valor fixo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis ou a incidência do imposto estadual no preço dos combustíveis vendidos nas refinarias. Bolsonaro deu a declaração após uma reunião com ministros e com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, sobre maneiras de conter a disparada dos preços de combustíveis no País.

“Nós pretendemos é ultimar um estudo e, caso seja viável, seja juridicamente possível, nós apresentaremos ainda na próxima semana fazendo com que o ICMS venha a incidir sobre o preço do combustível nas refinarias ou um valor fixo para o álcool, a gasolina e o diesel. E quem vai definir esse percentual ou esse valor fixo serão as respectivas assembleias legislativas”, afirmou o presidente.

O preço dos combustíveis é formado por uma série de componentes. As refinarias impõem um valor para as distribuidoras que, por sua vez, vendem para os postos.

Em todas as etapas, incidem o preço de custo e o lucro. Também há incidência de tributos federais e estaduais. O consumidor final está na última ponta dessa cadeia.

O ICMS é um imposto estadual, cobrando sobre venda de produtos. As tarifas variam de acordo com as mercadorias. Hoje, o ICMS é cobrado no momento da venda do combustível no posto de gasolina e representa uma parcela muito grande da arrecadação dos Estados.

Na semana passada, a Petrobras anunciou um novo aumento da gasolina (5%) e do diesel (4%) nas refinarias, com um preço médio de R$ 2,08 e R$ 2,12 por litro, respectivamente. Foi o segundo aumento da gasolina em 2021.

Augusto Vasconcelos participa de lançamento de frente pelo emprego

Colegiado é da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia   O presidente da Comissão do Trabalho de Emprego e Renda da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos...

Sefaz apresenta Relatório de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre  

Audiência pública foi conduzida pelo vereador Joceval Rodrigues, presidente da Comissão de Finanças da Câmara,   O vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) comandou, na manhã desta sexta-feira (26), a audiência...

Hospital Metropolitano será a maior unidade PPP na área de saúde do Brasil

O Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, será a quarta Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde na Bahia e a maior unidade de atendimento hospitalar...

‘Operação Fortuna’ combate milícia e cumpre mandados em 6 municípios baianos

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã dessa sexta-feira (26/02) em conjunto com a força-tarefa da...