Beiru/Tancredo Neves tem iluminação pública modernizada

Fotos: Betto Jr/Secom

Sair para trabalhar antes do raiar do dia ou chegar em casa à noite não será mais motivo de preocupação para muitos moradores de Beiru/Tancredo Neves. É que a localidade teve a iluminação pública completamente modernizada com lâmpadas de LED, através do programa Iluminando Nosso Bairro. A intervenção foi entregue, nesta terça-feira (9), pelo prefeito Bruno Reis. Também estiveram presentes na cerimônia simbólica a titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, e do diretor de Iluminação Pública da pasta, Junior Magalhães.

Foram instalados 1.765 pontos em 279 logradouros, o que proporcionou mudanças significativas na rotina do bairro. A visibilidade adequada no período noturno e o aumento da sensação de segurança são alguns benefícios sentidos tanto pelos pedestres quanto pelos motoristas que transitam na região. Além disso, a nova iluminação deu ao Beiru/Tancredo Neves um ambiente mais bonito e moderno. A ação teve investimento de pouco mais de R$2 milhões.

“O Iluminando Nosso Bairro é um sucesso porque melhora a vida das pessoas. Cheguei aqui e vi a galera realizando atividade física já com iluminação nova. Isso aumenta o astral”, disse Bruno Reis.

O prefeito acrescentou que a iniciativa já levou iluminação em LED para quase 80% da capital baiana e que a cidade é a que mais investe na área, em todo o país, utilizando apenas recursos próprios. “Quem chega de avião em Salvador, à noite, antes olhava uma cidade toda amarela. Hoje o que se vê é ela praticamente toda branca, com iluminação diferenciada”.

*Eficiência* – Além das lâmpadas em LED serem mais potentes, elas geram economia aos cofres públicos por serem eficientes, atingindo de 50 mil a 100 mil horas de operação, enquanto que as mais antigas, em torno de 30 mil. Isso faz com que os custos de manutenção sejam muito menores.

E mais: as novas luminárias podem ser facilmente controladas a distância, através do sistema de telegestão. Isso também reduz os custos operacionais, pois as novas lâmpadas não necessitam esquentar para acender, nem resfriar para reacender, como as lâmpadas amarelas antigas.

Moradora de Beiru/Tancredo Neves, a atendente de caixa Isabel Ferreira, 28 anos, afirmou que a nova iluminação valorizou o bairro. “Ninguém se sente bem em viver ou andar em lugar escuro e mal iluminado. Antes eu ficava um pouco com medo de sair de casa à noite. Agora me sinto mais confiante e segura”.

*Programa* – O Iluminando Nosso Bairro foi criado com a proposta de modernizar a iluminação de diversas localidades de Salvador, sobretudo aquelas que são mais carentes, substituindo as luminárias de sódio por lâmpadas em LED. Neste ano, além de Beiru/Tancredo Neves, a iniciativa chegou a Cosme de Farias, onde foram instalados 1.659 novos pontos de LED em 255 logradouros.

A iniciativa alcançou ainda Campinas de Pirajá, que teve 108 ruas modernizadas com 843 pontos de luz em LED, e as Cajazeiras II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, que ganharam 3.910 pontos de luz, distribuídos em 646 ruas.

*Morar Melhor* – Além da entrega do Iluminando Nosso Bairro em Beiru/Tancredo Neves, o prefeito Bruno Reis também autorizou, na noite de hoje (9), o início de mais uma intervenção na região: serão reformadas 62 casas na comunidade do Pela Porco, próximo ao Conjunto Arvoredo, por meio do programa Morar Melhor. Os serviços nas habitações envolvem reboco, pintura, troca de esquadrias, telhado, vaso sanitário e pia, conforme escolha dos próprios moradores.

Boletim da Covid-19 registra 100 óbitos e mais de 19 mil casos ativos

Nesta quinta-feira (25) foram registrados 100 óbitos, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a Covid-19. Apesar dos óbitos terem ocorrido...

Contrato com Escola Pública de Trânsito fez TCE/BA desaprovar contas do Detran em 2020

Graves irregularidades de contrato foram apontadas em auditoria e punidas pelo plenário do Tribunal ao julgar prestação de contas do exercício de 2018 do Detran A divulgação, nos...

Governo do Estado distribui mais 100 mil máscaras no sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas

Mais 100 mil máscaras de pano estão sendo distribuídas para os passageiros do sistema metroviário Salvador Lauro de Freitas. A iniciativa é realizada por meio de uma...

Compras até domingo (28) concorrem no sorteio de março da Nota Premiada

O prazo para participar do próximo sorteio da Nota Premiada Bahia se encerra neste domingo (28). As compras realizadas com CPF na nota até esta data vão...