Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dom Avelar: Bruno Reis e Anderson Ninho entregam praça e bairro ganhará nova iluminação

Fotos: Valter Pontes

O sentimento de satisfação e alegria tomou conta dos moradores de Dom Avelar, na noite desta quarta-feira (10/02), após a entrega da Praça Pastor João Marins Filho, uma indicação do vereador e morador do bairro Anderson Ninho (PDT). A inauguração do espaço foi conduzida pelo prefeito Bruno Reis, em simbólico, ao lado do presidente da Companha de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro, e do titular da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Luciano Sandes.

“É uma praça singela, mas que tem o mesmo padrão de todas as outras inauguradas pela Prefeitura em toda da cidade. A estratégia é devolver o espaço público para o cidadão fazendo com que a população sinta mais orgulho do seu bairro e que tenha mais qualidade de vida”, afirmou Bruno Reis.

O vereador Anderson Ninho lembrou durante discurso a mudança radical no bairro promovida ainda na gestão do ex-prefeito ACM Neto. O edil fez oito pedidos e indicações ao prefeito Bruno Reis durante o ato e todos foram aceitos, entre eles, o projeto Iluminando Nosso Bairro e uma nova CMEI, que será chamada de Professora Alita Reis, em homenagem a avó do prefeito Bruno Reis. Também há na lista asfaltamentos, limpezas de espaços públicos, reforma de quadra, construções de valetas e novos pontos de ônibus. A mãe de Ninho, Dona Leda, que fez 62 anos, acompanhou emocionada o evento.

IMG 20210210 WA0219

Localizado no final de linha, a nova praça foi construída atendendo a uma antiga demanda da comunidade e passa a ser a mais nova opção de lazer para quem vive no entorno. Estão presentes mobiliários urbanos para o conforto e bem-estar da população, a exemplo de mesa e bancos para quem quiser reunir amigos ou familiares para um bate-papo.

Além disso, para estimular a prática das atividades ao ar livre, uma academia de ginástica com aparelhos funcionais foi implantada. Este espaço, no caso, pode ser utilizado pelo público de diversas faixas etárias, desde adolescentes a idosos, sendo capaz de proporcionar benefícios para a saúde por incentivar a prática de atividades físicas.

Há um simulador de caminhada que ajuda a melhorar a coordenação motora e a mobilidade dos membros inferiores. Outro aparelho que existe na praça é o de remada sentada, no qual os praticantes fortalecem toda a cintura escapular (região composta por ombros, parte superior das costas e atrás do pescoço).

A diversão da garotada também está garantida com o parque infantil que possui no local, composto por escorregadeiras e gangorras. O paisagismo da área foi outro aspecto pensado na obra – um dos diferenciais é a implantação de grama sintética. Além disso, foi colocado guarda-corpo para proteção das crianças e instalados refletores em LED para reforçar a iluminação pública.

Atrativo – A construção da Praça Pastor João Marins Filho trouxe valorização a Dom Avelar. O nome do equipamento faz homenagem a um dos líderes religiosos que colaboraram para o desenvolvimento social da região.

O eletricista Alexandre Magalhães, 44 anos, acredita que a nova área de convivência e lazer vai trazer nova dinâmica ao moradores “Com o equipamento, a rua vai ficar mais movimentada e as famílias passarão a ter diversos atrativos para curtir perto de casa”, disse.

A comerciante Luíza Marinho, 31 anos, concorda. “É uma grande ganho para as crianças, que só tinham as ruas para correr e brincar. Agora há um espaço seguro e adequado”.

A Praça Pastor João Martins Filho, aliás, não é o primeiro e único espaço público de Dom Avelar. Em 2018, a Prefeitura requalificou a Praça Davi Santana, na Rua Bartolomeu Dias. O lugar também ganhou parque e espaço infantil, academia de saúde e ginástica, bancos modulares antivandalismo, acessibilidade, paisagismo, piso intertravado e guarda-corpo.

Balanço – Desde 2013, mais de 450 praças foram construídas ou requalificadas pela Prefeitura na capital baiana. De acordo com a Desal, responsável pelas intervenções, pelo menos 80% dos espaços que foram entregues nos últimos oito anos estão em bairros carentes.

Outras intervenções – Dom Avelar também será beneficiado com outras ações de infraestrutura. No evento, o prefeito Bruno Reis autorizou a modernização da iluminação pública de toda a localidade, que ganhará lâmpadas de LED por meio do programa Iluminado Nosso Bairro.

Além disso, a localidade terá um campo de futebol reformado e pontos de ônibus. Em breve, anunciou o prefeito, a Prefeitura também fará o cadastro de imóveis para realização de reformas por meio do Morar Melhor.

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse nesta quinta-feira (28) que a estratégia de vacinação para combater a dengue pode...

Homem é preso em flagrante em Araci por violência doméstica

Policiais Civis da Delegacia Territorial (DT) de Araci autuaram um homem em flagrante por ameaçar e agredir fisicamente a sua mãe e irmã, no...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse nesta quinta-feira (28) que a estratégia de vacinação...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

O diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, disse nesta quinta-feira (28) que a estratégia de vacinação...

Homem é preso em flagrante em Araci por violência doméstica

Policiais Civis da Delegacia Territorial (DT) de Araci autuaram um homem em flagrante por ameaçar e agredir fisicamente a...

Polícia Civil apreende carro com placa adulterada

Equipes das Delegacias Territoriais (DTs) de Iguaí e Ibicuí autuaram um homem em flagrante por adulteração de sinal identificador...

Salvador mantém liderança em geração de empregos no Norte e Nordeste e é terceira no ranking nacional

Salvador registrou a criação de mais 4.741 empregos formais no mês de fevereiro, chegando a um acumulado de 10.751...