Esplanada e Ibicoara investem no desenvolvimento turístico

Lideranças do município de Esplanada, na Costa dos Coqueiros, se reuniram na tarde desta quarta-feira (10/02) com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, para tratar de ações que possam melhor estruturar as possibilidades turísticas da região. Situado na Costa dos Coqueiros, o local é rico em belezas naturais, com praias, cachoeiras, rios e lagoas, e investe na consolidação de segmentos do turismo, como o náutico, o religioso e o ecoturismo.

Entre as demandas apresentadas pelo prefeito do município, José Naudinho Alves, e sua equipe, estão a requalificação de equipamentos, a recuperação e preservação do patrimônio cultural, a qualificação profissional e a criação de novos roteiros turísticos. “Possuímos uma vocação turística grande, com as belezas naturais de Baixios, uma estátua de Cristo que é uma das maiores do Nordeste, a Igreja de São Francisco, um convento e um museu arqueológico tombado pelo Iphan”, descreveu o prefeito.

O secretário Fausto Franco elogiou o empreendimento privado Prima, com a construção por uma empresa espanhola de um grande condomínio na região. “É uma iniciativa de fato arrojada e não tenho dúvidas que dará um grande impulso ao turismo na Costa dos Coqueiros”, afirmou.

Esplanada é berço de tradições culturais como reisados, ternos de reis e o São João. A Festa de Reis do Timbó é uma das mais importantes da região. O município vai outorgar o título de Patrimônio Artístico-Cultural Vivo a dois grandes expoentes de sua cultura, que são a cantora Maria Creuza e o poeta José Carlos Capinan.

Também participaram da reunião, na sede da Secretaria de Turismo do Estado – Setur-BA, o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Pimenta, e o assessor de Planejamento, Lúcio Flávio, do município de Esplanada, e o prefeito Branco Sales, de Cardeal da Silva, cidade limítrofe e parceira, unidas em torno do fomento ao turismo. Da Setur participou também a diretora de Planejamento Turístico, Giulliana Brito.

Ibicoara – O potencial turístico de Ibicoara foi apresentado ao secretário Fausto Franco pelo novo prefeito da cidade, Gilmadson Melo, também nesta quarta-feira (10), na Setur. A reunião contou com a presença do deputado estadual Eduardo Salles. Localizado a 220 quilômetros do novo aeroporto de Vitória da Conquista, o município tem em seu território alguns dos principais atrativos da Chapada Diamantina, a exemplo das cachoeiras do Buracão e da Fumacinha.

Com o desejo de diversificar o turismo local, o atual prefeito quer apostar em outros segmentos, a exemplo do turismo rural, já que hotéis-fazenda estão se estruturando na região. “Também temos a força do agronegócio, plantio de frutas vermelhas, vinícola e cafés premiados”, destacou Gilmadson Melo. Participaram da reunião o superintendente de Investimentos em Zonas Turísticas da Setur, Antonio Fernando Pereira, e o secretário de Agricultura de Ibicoara, Gilmadson Junior.

Recorde de mortes por Covid-19 no Brasil

O número de pessoas que não resistiram à covid-19 chegou a 251.498 nesta quinta-feira. Em 24 horas, foram registradas 1.541 mortes. Em contrapartida, 9.323.696 pessoas se recuperaram...

Bahia ganha do Santos e garante última vaga da Sul-Americana

O Bahia ganhou do Santos na noite desta quinta-feira (25/02) na Arena Fonte Nova e termina o campeonato brasileiro na 14a posição com 44 pontos. Com o...

Flamengo é octacampeão brasileiro

O Flamengo perdeu para o São Paulo no Morumbi na noite desta quinta-feira (25/02), mas graças ao empate do Inter diante do Corinthians, garantiu o título brasileiro....

Governo entrega mais 10 mil máscaras para povos e comunidades tradicionais da Bahia

O Governo do Estado enviou, nesta terça-feira (23), 10 mil máscaras reutilizáveis de tecido para serem distribuídas a povos e comunidades atendidas pelos programas da Secretaria de...