Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Esplanada e Ibicoara investem no desenvolvimento turístico

Lideranças do município de Esplanada, na Costa dos Coqueiros, se reuniram na tarde desta quarta-feira (10/02) com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, para tratar de ações que possam melhor estruturar as possibilidades turísticas da região. Situado na Costa dos Coqueiros, o local é rico em belezas naturais, com praias, cachoeiras, rios e lagoas, e investe na consolidação de segmentos do turismo, como o náutico, o religioso e o ecoturismo.

Entre as demandas apresentadas pelo prefeito do município, José Naudinho Alves, e sua equipe, estão a requalificação de equipamentos, a recuperação e preservação do patrimônio cultural, a qualificação profissional e a criação de novos roteiros turísticos. “Possuímos uma vocação turística grande, com as belezas naturais de Baixios, uma estátua de Cristo que é uma das maiores do Nordeste, a Igreja de São Francisco, um convento e um museu arqueológico tombado pelo Iphan”, descreveu o prefeito.

O secretário Fausto Franco elogiou o empreendimento privado Prima, com a construção por uma empresa espanhola de um grande condomínio na região. “É uma iniciativa de fato arrojada e não tenho dúvidas que dará um grande impulso ao turismo na Costa dos Coqueiros”, afirmou.

Esplanada é berço de tradições culturais como reisados, ternos de reis e o São João. A Festa de Reis do Timbó é uma das mais importantes da região. O município vai outorgar o título de Patrimônio Artístico-Cultural Vivo a dois grandes expoentes de sua cultura, que são a cantora Maria Creuza e o poeta José Carlos Capinan.

Também participaram da reunião, na sede da Secretaria de Turismo do Estado – Setur-BA, o secretário de Cultura e Turismo, Fabrício Pimenta, e o assessor de Planejamento, Lúcio Flávio, do município de Esplanada, e o prefeito Branco Sales, de Cardeal da Silva, cidade limítrofe e parceira, unidas em torno do fomento ao turismo. Da Setur participou também a diretora de Planejamento Turístico, Giulliana Brito.

Ibicoara – O potencial turístico de Ibicoara foi apresentado ao secretário Fausto Franco pelo novo prefeito da cidade, Gilmadson Melo, também nesta quarta-feira (10), na Setur. A reunião contou com a presença do deputado estadual Eduardo Salles. Localizado a 220 quilômetros do novo aeroporto de Vitória da Conquista, o município tem em seu território alguns dos principais atrativos da Chapada Diamantina, a exemplo das cachoeiras do Buracão e da Fumacinha.

Com o desejo de diversificar o turismo local, o atual prefeito quer apostar em outros segmentos, a exemplo do turismo rural, já que hotéis-fazenda estão se estruturando na região. “Também temos a força do agronegócio, plantio de frutas vermelhas, vinícola e cafés premiados”, destacou Gilmadson Melo. Participaram da reunião o superintendente de Investimentos em Zonas Turísticas da Setur, Antonio Fernando Pereira, e o secretário de Agricultura de Ibicoara, Gilmadson Junior.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...