Como estudar para o Encceja: Inep disponibiliza material de estudo gratuito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza material de estudo para os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. Além das apostilas com conteúdo de todas as áreas de conhecimento e etapas do exame (ensino fundamental e médio), ficam disponíveis provas e gabaritos de edições anteriores. Todo o material é gratuito.

As apostilas foram desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de ajudar os participantes do Encceja a prepararem-se melhor para o exame e a conquistarem a certificação para o ensino fundamental e médio.

Aos inscritos para a certificação do ensino fundamental é disponibilizado material de estudo de matemática; ciências; história e geografia; língua portuguesa; língua estrangeira; artes; e educação física. As apostilas para a certificação do ensino médio são de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Também consta na página do Encceja uma série de apostilas para os professores. O conteúdo apresenta sugestões de trabalho que direcionam os docentes em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades que estruturam o exame, de modo a preparar melhor os estudantes para as provas do Encceja.

Encceja 2020

Ao todo, são 1.799.385 jovens e adultos inscritos para o Encceja 2020, que ocorrerá no dia 25 de abril de 2021. A maioria dos inscritos (81,6%) busca a certificação no ensino médio. A faixa etária com maior número de inscrições é de 21 a 30 anos. São 719.034 pessoas com essa idade, o que representa 39,9% do número final de inscrições confirmadas.

O exame é direcionado para jovens e adultos que não conseguiram obter a certificação na idade apropriada e que buscam o diploma do ensino fundamental e médio. Os participantes precisam ter idade mínima de 15 anos completos até o dia da prova, para o ensino fundamental, e de 18 anos, para a certificação do ensino médio.

Acesse os materiais de estudo para o Encceja

Veja orientações sobre o Encceja 2020

Saiba mais sobre o Encceja 2020

Acesse o Sistema Encceja

Operação retira ocupação irregular de área verde pública em Santo Antônio de Jesus

Duas pessoas foram conduzidas ontem, dia 23, à Delegacia de Polícia de Santo Antônio de Jesus, durante operação coordenada pelo Ministério Público estadual para desocupar e limpar...

Confiança do empresário do comércio cai em fevereiro, diz CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 1,5% na passagem de janeiro para...

Deputados se reúnem com Leo Prates e destacam ações para combater segunda onda da covid-19

Uma comitiva de sete deputados estaduais da bancada de Oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) se reuniu, de forma virtual, nesta quarta-feira (24) com o secretário...

Detran-BA amplia oferta de serviços no SAC Digital

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e o SAC Digital irão disponibilizar dois procedimentos para carteira de habilitação, diretamente na plataforma eletrônica de serviços do Estado (www.sacdigital.ba.gov.br)....