Seleção Olímpica de Boxe: nove baianos viajam para torneio e representam Brasil na Europa

Os baianos Hebert Willian Conceição (Sete de Abril), Beatriz ‘Bia’ Ferreira (Nova Brasília), Ronaldo Silva (Narandiba), Joel Silva (Cidade Nova), Edson ‘Kalango’ Jesus (Canabrava), Keno Machado, Isaías Ribeiro e Mone Nocaute (Pernambués), ambos de Salvador, além de Viviane Pereira, que é da cidade de São Felipe, embarcaram na noite de quinta-feira (11/02) para Bulgária.

A delegação é composta por 15 atletas e seis membros da comissão técnica, entre eles o treinador Mone Nocaute, um velho conhecido do boxe brasileiro. Eles participarão, entre os dias 12 e 22 de fevereiro, de um período de treinamentos em conjunto com atletas de alguns países europeus, que também estão se preparando para os Jogos Olímpicos. A maioria dos atletas é oriunda da Academia Champion, liderada pelo professor Luiz Dórea, que conversou na manhã desta sexta-feira (12/02) com o Informe Baiano.

“Todos, exceto Viviane, são oriundos da Champion. Mone lidera a equipe Nocaute, mas também começou com a gente. Temos uma safra muito boa e todos são esperanças de medalha. Devido aos últimos resultados, destaco Bia e Hebert. Bia é atual campeã dos jogos pan-americanos e campeã mundial. Foi escolhida melhor atleta do mundo em 2019 e é filha do nsso amigo Raimundo Oliveira, o ‘Sergipe’. Já Hebert foi Prata nos jogos sul-americano e Bronze no mundial. A Bahia é o coração do boxe do Brasil”, comemorou o líder do Boxe baiano, que acrescentou.

“Vale ressaltar o trabalho de Joilson Santana, que preside a Federação de Boxe da Bahia e é muito atuante. A gente, mesmo sem apoio, antes da pandemia, fazia 11 eventos por ano. Modesta à parte, a Champion sempre está atuando também e revelando grandes atletas. Temos grandes campeões olímpicos e mundiais. Em 2012, em Londres, tivemos Adriana Araújo ganhando a medalha de Bronze e 2016, no Rio, Robson Conceição, conquistou o Ouro”, relatou Dórea.

Dos cinco lutadores baianos, quatro já são titulares. Em processo de evolução, Edson ‘Kalango” também tem chances reais de integrar o time principal. O IB entrevistou o faixa-preta de Jiu Jitsu e treinador de MMA, Estevão Leo Bolívia, que é amigo de ‘Kalango’. O atleta teve o primeiro contato com a arte marcial no CT Bolívia Team, no Paralela Park.

“Kalango sempre foi um potencial. Ele já chegou aqui ‘Caveira’ e pronto. Uma certa vez foi visitar a Academia Champion para fazer um sparring de MMA e o Professor Luiz Dórea percebeu o talento na hora. Ele teve que fazer a escolha entre o boxe e o MMA, esse foi um momento difícil. Optou pelo boxe e hoje também é um dos favoritos para levar o Ouro. É um homem muito bem treinado. Já ganhou campeonatos. Inclusive, foi sparring de Robson Conceição, que é medalhista olímpico”, contou Bolívia.

Irão representar o Brasil na Europa, na equipe feminina, Jucielen Romeu (até 57kg), Beatriz Ferreira (até 60kg), Beatriz Soares (até 69kg), Viviane Pereira e Flávia Figueiredo (até 75kg). No time masculino, estão no grupo Ronaldo Silva e Luiz Olveira (até 52kg), Wanderson Oliveira (até 63kg), Luiz Silva e Edson Jesus (até 69kg), Hebert Willian Souza e Isaias Filho (até 75kg), Keno Machado (até 81kg) e Abner Silva e Joel Silva (até 91kg). A comissão técnica é composta pelo treinador principal Mateus Alves, os treinadores Mone Nocaute, Leo Macedo e Suelen Souza, o fisioterapeuta é Fábio Costa e a ábitra, Michele Paulo.

O grupo verde e amarelo participará de uma das competições mais disputadas do circuito europeu, o Torneio de Strandja, que está na 72ª edição, e contará nessa temporada com a presença dos melhores atletas do mundo. Encarar alguns dos maiores nomes da atualidade será de fundamental importância para a equipe entrar no ritmo para as classificatórias olímpicas, que estão previstas para ocorrer em maio (Buenos Aires), e em junho (Paris).

Governo prorroga até 25 de maio toque de recolher em toda a Bahia

O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia e em conformidade com as condições...

Seis mortos na região da Liberdade

Seis homens foram mortos na noite deste domingo (16/05), na região da Liberdade, em Salvador. Dois foram mortos por traficantes de uma facção que promoveu ataque...

Morre aos 23 anos funkeiro MC Kevin

O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, 23 anos, conhecido como MC Kevin, morreu na noite deste domingo (16/05). Ele caiu do 11º andar de um hotel na orla...

Construção de biodigestores irá reduzir impactos ao meio ambiente e gerar economia para famílias do semiárido

Pedreiros de municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina participaram de oficina para construção de biodigestores, tecnologia que possibilita o reaproveitamento do esterco para gerar o...