Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Encontro de motoclubes mobiliza doadores de sangue e chama atenção para demanda transfusional para acidentes de moto em 2020

A Hemoba e os motoclubes da Bahia, em uma parceria que segue pelo segundo ano, realizam neste sábado (13) a 2ª edição do Motorock Sangue Bom, que acontecerá das 7h30 às 16h30, no estacionamento da Hemoba, na Vasco da Gama. O evento chama atenção especial à segurança e ao cuidado no trânsito. Mesmo com o isolamento social gerado pela pandemia, as solicitações transfusionais para acidentes de trânsitos vêm aumentando.

Um dos motivos, segundo Luciano Sampaio, diretor social do motoclube Abutres – Raça em Extinção, foi o aumento da circulação de motos para entrega de deliverys.
“O uso de moto para realização de entregas de alimentos, medicamentos, necessidades básicas gerou um aumento no número de acidentes e sabemos que a maioria envolve motociclistas. Às vezes com gravidade e traumas que são permanentes”, diz.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 71,5% das ocupações de leito do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020 por acidentes de trânsito são de motociclistas. Em números, o dado representa 5.767 leitos ocupados. Já os acidentes de trânsito com óbitos somam 1.978 casos. Desse total, 612 mortes foram de motociclistas no último ano.

O diretor da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, destaca que boa parte dos hemocomponentes solicitados ao hemocentro são destinados a traumas por acidente de trânsito. “Quando o paciente não precisa de sangue por uma condição crônica (uma doença hematológica, por exemplo) ou para uma cirurgia que chamamos eletiva, é por um trauma. A necessidade é grande”, lamenta.

No Hospital Geral do Estado (HGE), principal unidade de trauma de Salvador, foram necessários 12.699 hemocomponentes só em 2020.

“Sabendo dessa grande necessidade, que fechamos parceria com os motoclubes, a população e com os principais órgãos de trânsito da Bahia. Precisamos envolver todos para haja redução das mortes e acidentes de trânsito, além conscientizar sobre a importância de garantir hemocomponentes para todos”, frisa diretor da Hemoba.

O evento conta com a participação dos motoclubes Abutres – Raça em Extinção, Felina do Asfalto, Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia (AMO-BA), Resiliência Salvador, Binários MC, Irmãos da Cruz MC, Motoclube Piores, Motoclub.com Jesus, Support 888 Disciple, Falcões. Na ocasião, a sede da Fundação Hemoba, na Vasco da Gama, funcionará com horário estendido e agendamento de grupos dos parceiros, como forma simbólica de incentivo à doação de sangue. No estacionamento da instituição, se apresentarão as bandas de rock Os Tios, Sumairu,Viince e O Manto, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Sobre a doação – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Programação:

Sábado, 13 de fevereiro

• Das 9h às 10h30 – Banda Os Tios.

• Das 11h às 12h30 – Viince.

• Das 13h às 14h30 – O Manto.

• Das 15h às 16h – Sumairu.

• A partir das 8h – Exposição de motos no estacionamento da Hemoba.

Serviço:
O quê: Motorock Sangue Bom.
Quando: 13 de fevereiro, das 07h30 às 16h30.
Onde: Estacionamento da Hemoba, na Vasco da Gama.
Quanto: Gratuito.

94e105f7 8ce1 4cbd b0b6 def90ecf9564

c9a93d40 8880 402f a450 82264fbf0b47

7be903ac 6cc9 42d3 b8bd 6d516bdf7e77

1f7928ea 4e5a 4a15 909b 3c85da64b29e

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...