Encontro de motoclubes mobiliza doadores de sangue e chama atenção para demanda transfusional para acidentes de moto em 2020

A Hemoba e os motoclubes da Bahia, em uma parceria que segue pelo segundo ano, realizam neste sábado (13) a 2ª edição do Motorock Sangue Bom, que acontecerá das 7h30 às 16h30, no estacionamento da Hemoba, na Vasco da Gama. O evento chama atenção especial à segurança e ao cuidado no trânsito. Mesmo com o isolamento social gerado pela pandemia, as solicitações transfusionais para acidentes de trânsitos vêm aumentando.

Um dos motivos, segundo Luciano Sampaio, diretor social do motoclube Abutres – Raça em Extinção, foi o aumento da circulação de motos para entrega de deliverys.
“O uso de moto para realização de entregas de alimentos, medicamentos, necessidades básicas gerou um aumento no número de acidentes e sabemos que a maioria envolve motociclistas. Às vezes com gravidade e traumas que são permanentes”, diz.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 71,5% das ocupações de leito do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020 por acidentes de trânsito são de motociclistas. Em números, o dado representa 5.767 leitos ocupados. Já os acidentes de trânsito com óbitos somam 1.978 casos. Desse total, 612 mortes foram de motociclistas no último ano.

O diretor da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, destaca que boa parte dos hemocomponentes solicitados ao hemocentro são destinados a traumas por acidente de trânsito. “Quando o paciente não precisa de sangue por uma condição crônica (uma doença hematológica, por exemplo) ou para uma cirurgia que chamamos eletiva, é por um trauma. A necessidade é grande”, lamenta.

No Hospital Geral do Estado (HGE), principal unidade de trauma de Salvador, foram necessários 12.699 hemocomponentes só em 2020.

“Sabendo dessa grande necessidade, que fechamos parceria com os motoclubes, a população e com os principais órgãos de trânsito da Bahia. Precisamos envolver todos para haja redução das mortes e acidentes de trânsito, além conscientizar sobre a importância de garantir hemocomponentes para todos”, frisa diretor da Hemoba.

O evento conta com a participação dos motoclubes Abutres – Raça em Extinção, Felina do Asfalto, Associação dos Motociclistas do Estado da Bahia (AMO-BA), Resiliência Salvador, Binários MC, Irmãos da Cruz MC, Motoclube Piores, Motoclub.com Jesus, Support 888 Disciple, Falcões. Na ocasião, a sede da Fundação Hemoba, na Vasco da Gama, funcionará com horário estendido e agendamento de grupos dos parceiros, como forma simbólica de incentivo à doação de sangue. No estacionamento da instituição, se apresentarão as bandas de rock Os Tios, Sumairu,Viince e O Manto, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Sobre a doação – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Programação:

Sábado, 13 de fevereiro

• Das 9h às 10h30 – Banda Os Tios.

• Das 11h às 12h30 – Viince.

• Das 13h às 14h30 – O Manto.

• Das 15h às 16h – Sumairu.

• A partir das 8h – Exposição de motos no estacionamento da Hemoba.

Serviço:
O quê: Motorock Sangue Bom.
Quando: 13 de fevereiro, das 07h30 às 16h30.
Onde: Estacionamento da Hemoba, na Vasco da Gama.
Quanto: Gratuito.

Guardas municipais acusados de tentativa de homicídio arquitetada por sargento em Porto Seguro são presos

Uma motocicleta, três pistolas e as roupas usadas no dia do crime foram apreendidas na ação policial Investigações realizadas pela Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro resultaram,...

Briga entre presidiárias em Feira de Santana termina com cela incendiada e 4 feridas

Uma briga entre detentas no Conjunto Penal de Feira de Santana terminou com uma cela incendiada, na quinta-feira (04/03). Quatro mulheres participaram da confusão e duas tocaram...

Projeto de Paulo Magalhães Jr inclui pacientes com câncer na lista de prioridade da vacina

Indicação também inclui em grupo prioritário profissionais que dão manutenção em máquinas de diagnóstico O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Magalhães Jr (DEM),...

“A festa pode esperar; a vida, não!” desabafa Rui

Nesta quinta-feira (04/03), o governador Rui Costa fez uma live/entrevista com mais de 80 veículos de comunicação da capital e do interior do Estado para atender a...