Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para cumprimento de protocolos contra Covid-19 na capital

Para ampliar a prevenção de transmissão do novo coronavírus em Salvador, a Vigilância Sanitária (VISA) intensifica a fiscalização em estabelecimentos de interesse à saúde para verificação do cumprimento de decretos municipais publicados com medidas complementares para o enfrentamento da pandemia na capital.

Na tarde desta quarta-feira (17), os técnicos do órgão realizaram uma ação surpresa na região do Rio Vermelho. A fiscalização contou com o apoio da Guarda Civil Municipal. O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, acompanhou as equipes durante a mobilização.

“Nossas equipes estão integralmente mobilizadas para assegurar que todos os estabelecimentos da cidade estejam cumprindo as exigências sanitárias para evitar a contaminação do coronavírus. Isso é importante para assegurar uma baixa taxa de contaminação e o cumprimento dos protocolos em prol da vida das pessoas”, destacou o gestor.

De acordo com Raoni Rodrigues, coordenador da VISA, as principais inconformidades identificadas nas inspeções foram relacionadas com a falta de disponibilização das informações sobre a capacidade máxima de público nos estabelecimentos, distanciamento inadequado entre as mesas e falta de lavatórios para higienização das mãos para os clientes.

“Estamos com as equipes da Vigilância Sanitária atuando de forma intensa em toda a cidade para garantir que os estabelecimentos cumpram os protocolos específicos por setores determinados pela legislação vigente. Nessas ações voltadas para a população e para o setor regulado verificamos os cuidados indispensáveis para reduzir os riscos de infecção, como manter o distanciamento entre as pessoas, fornecimento de álcool em gel 70% aos clientes, bem como, o uso das máscaras que em nossa cidade se tornou item obrigatório”, destacou.

Além de inspecionar os protocolos que envolvem os clientes, são verificadas detalhadamente as medidas de proteção para os próprios funcionários e colaboradores, em ambientes como refeitórios, vestiários e bastidores, para averiguar se as medidas estão sendo cumpridas também para os trabalhadores.

“O trabalho da Visa é extremamente importante neste processo de combate a pandemia e, principalmente, para protegermos às vidas dos cidadãos soteropolitanos, clientes, trabalhadores, todos precisam dos serviços essenciais, e, por isso, continuaremos atuando forte, notificando e cobrando com afinco que estes protocolos sejam cumpridos integralmente”, finalizou Raoni.
O cidadão pode realizar denúncias à Vigilância Sanitária através do Fala Salvador 156, motivando as fiscalizações por parte do poder público.

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

O número de pessoas que não resistiram à covid-19 no Brasil subiu para 264.325. Em 24 horas, foram registradas 1.555 mortes. Há ainda 2.909 óbitos em investigação...

Prorrogadas, até 15 de março, medidas restritivas em Salvador e região metropolitana

Serão prorrogadas as medidas mais restritivas até as 5h do dia 15 de março (segunda-feira), em Salvador e região metropolitana. Desta forma, seguirá sendo permitido apenas o...

Força-Tarefa fiscaliza orla e bairros de Lauro de Freitas para garantir cumprimento das medidas restritivas 

  Equipes de fiscalização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas intensificaram as ações em todo o município, neste sábado (06). Atuaram nas praias de Ipitanga, Buraquinho e...

Número de vacinados contra a covid-19 no Brasil chega a 7,9 milhões

O número de pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil chegou a 7.941.173 nesta sexta-feira, 5, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O crescimento...