Jânio Natal esclarece que Porto Seguro não fechou e hotelaria reclama de cancelamentos desnecessários

Fotos: Vinicius Brandão/Arquivo pessoal

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, esclareceu na tarde desta quinta-feira (18/02), em entrevista por telefone ao Informe Baiano, que o município “não fechou” e comentou o decreto de toque de recolher anunciado pelo governador Rui Costa.

A medida, que começa a vigorar na próxima sexta-feira, é válida entre 22h e 5h.

“Porto Seguro não fechou, isso está causando prejuízos. Não pode ficar fazendo eventos e aglomerações. A medida vale para alguns ambientes e comércios entre 22h e 5h”, disse Natal.

“Eu peço sempre as pessoas para ter consciência, pois há o perigo. Mas sou contra toque de recolher. Os turistas vão fazer o que depois de 22h? Não pode ir no restaurante, não tem táxi. E aí, o que faz? O que tem que proibir é casa de eventos. O vírus a partir de 22h não está mais na rua?”, questionou Jânio Natal.

“Eu defendo que o restaurante que cabe 50 pessoas, você pode limitar para 20. Os empresários não podem demitir”, concluiu o prefeito Jânio Natal.

A cidade de Porto Seguro é um dos principais destinos turísticos do Brasil e além das belezas naturais, foi o primeiro local colonizado pelos portugueses quando desembarcaram no Brasil há mais de 500 anos. Portanto, há vasta riqueza cultural.

Sócio-proprietário da Rede Bem Bahia de Hotéis, que tem unidades em Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, o empresário Vinicius Brandão disse ao IB que o anúncio do decreto de toque de recolher já causou um efeito extremamente negativo para o turismo na região, pois “mais de 40 reservas de viajantes em hotéis já foram canceladas”.

“É preciso esclarecer que todos os hotéis, restaurantes e passeios turísticos estão funcionando. Algumas pessoas estão confundindo, achando que a cidade está fechada e não está. Estamos trabalhando seguindo os protocolos e as orientações da Anvisa e das secretarias de Saúde. Das 22h às 5h fecham os estabelecimentos para evitar aglomerações, mas está tudo funcionando”, afirmou Brandão ao acrescentar que a pandemia existe, porém, está controlada no município, conforme revelam os dados oficiais.

“Nossos números são transparentes e temos um índice muito bom de recuperados. Porto Seguro foi pioneiro em apresentar um protocolo de segurança de saúde para atendimento ao público e ao turista. E essa rotina está sendo mantida”, concluiu o empresário.

Flamengo é octacampeão brasileiro

O Flamengo perdeu para o São Paulo no Morumbi na noite desta quinta-feira (25/02), mas graças ao empate do Inter diante do Corinthians, garantiu o título brasileiro....

Governo entrega mais 10 mil máscaras para povos e comunidades tradicionais da Bahia

O Governo do Estado enviou, nesta terça-feira (23), 10 mil máscaras reutilizáveis de tecido para serem distribuídas a povos e comunidades atendidas pelos programas da Secretaria de...

Porto Seguro: Jânio Natal diz que será “forçado a acatar” decreto de Rui Costa e cita multa de R$300 mil

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, disse que será "forçado a acatar” o decreto de ‘lockdown’ do governador Rui Costa, embora não concorde. Do contrário, ele...

Saeb realiza leilão de bens públicos pela internet, inclusive veículos

A Secretaria da Administração vai realizar o Leilão 001/2021, nesta sexta-feira (26), para vender bens públicos avaliados em um montante de R$ 539,5 mil. No total, vão...