Irã reverterá ações quando EUA suspenderem sanções, diz chanceler

O Irã “reverterá imediatamente” as ações relacionadas ao seu programa nuclear quando as sanções dos Estados Unidos (EUA) forem suspensas, disse hoje (19) o ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, reiterando a posição de Teerã quanto à proposta de Washington de retomar as conversações.

Nessa quinta-feira (18), o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, disse estar pronto para ressuscitar um acordo de 2015, entre o Irã e potências mundiais, que o ex-presidente Donald Trump abandonou em 2018 antes de reativar sanções ao Irã.

Quando as sanções forem suspensas, “reverteremos imediatamente todas as medidas corretivas. Simples”, disse o chanceler no Twitter.

Também na quinta-feira, Zarif tuitou que as “medidas corretivas” de seu país são uma reação a violações do acordo cometidas pelos EUA, o Reino Unido, a França e Alemanha. China e Rússia também são signatárias do pacto.

Mais cedo, Zarif afirmou, em entrevista divulgada em um site do governo, que os EUA não somente descumpriram suas obrigações, mas mantêm a “pressão máxima fracassada” de Trump, apesar de afirmar que estão dispostos a retomar o acordo nuclear.

“Portanto, os europeus precisam notar que a pressão sobre o Irã não funciona, e que comentários inúteis tampouco servem para algo”, disse Zarif, acrescentando: “Assim que virmos medidas dos Estados Unidos e da Europa para o cumprimento de suas obrigações, reagiremos imediatamente e retomaremos nossos compromissos.”

Novo recorde de mortes por Covid-19 no Brasil

O número de pessoas que morreram por complicações da covid-19 no Brasil ultrapassou 257 mil mortes. Em 24 horas, foram registradas 1.726 óbitos. Já o total de...

Senado aprova MP para compra de vacinas por estados sem licitação

O Senado aprovou hoje (2) a Medida Provisória (MP) 1.026/21, a MP das Vacinas. A medida facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à imunização...

Covid-19: Saúde autoriza recursos para 3,2 mil leitos de UTI

Com hospitais superlotados em diversas regiões do país, o Ministério da Saúde autorizou nesta terça-feira (2) o financiamento de 3.201 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)...

Está de dieta? Experimente este suco detox de maçã com morango e iogurte

A maçã é uma fruta extremamente versátil e saudável, pobre em calorias, que pode ser ingerida sólida ou na forma de suco, juntamente com outros ingredientes. Ingerir diariamente...