Bolsonaro não interfere e cabeça de Daniel Silveira é entregue ao STF; deputados mantiveram prisão

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi preso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), continuará na cadeia, conforme decisão da Câmara dos Deputados decidiu nesta sexta-feira (19/02). Foram 364 votos a favor da manutenção da prisão, 130 contra e 3 abstenções.

De acordo com uma fonte do Informe Baiano, o presidente Jair Bolsonaro optou por não interferir na votação e não conversou com os deputados sobre assunto, apesar de Silveira ser um dos seus principais defensores. Com isso, a cabeça do bolsonarista, que foi responsável pela gravação de uma reunião partidária que levou a saída do presidente do PSL, foi entregue ao STF.

A maioria dos parlamentares baianos votou pela manutenção da prisão. Dos 39, apenas 4 foram contra: Alex Santana, Bacelar, José Rocha e Uldurico Júnior.

Depois de anunciar o resultado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a decisão vai mudar o comportamento dos deputados.

Eram necessários apenas 257 votos (maioria absoluta; metade mais um) dos 513 deputados, para manter a prisão. Porém, o placar superou em 107 votos o mínimo exigido para a aprovação do parecer da relatora, deputada Magda Mofatto (PP-GO), que recomendou manter o bolsonarista em cana.

Silveira foi preso em flagrante na noite de terça-feira (16/02) no Rio de Janeiro pela Polícia Federal após divulgar um vídeo no qual fez apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. Ele também ameaçou e ofendeu integrantes da Corte.

A prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi confirmada por unanimidade pelo plenário do tribunal e mantida após audiência de custódia. A Constituição prevê, no entanto, que a prisão em flagrante de parlamentar deve ser submetida ao plenário da Câmara para que decida se a mantém ou não.

Manchester City chega a 20 vitórias consecutivas na temporada

O Manchester City derrotou o West Ham por 2 a 1, neste sábado (27) em jogo da 26ª rodada do Campeonato Inglês, e alcançou a incrível marca...

Lauro de Freitas: comércio fechado, praias e ruas vazias marcam segundo dia de restrição

Praias e ruas vazias e apenas os estabelecimentos comerciais essenciais funcionando. Esse foi o cenário de Lauro de Freitas no segundo dia de restrição das atividades não...

Última apresentação de espetáculo on-line inspirado em Oxum acontece neste sábado

Parques ambientais de Salvador ao longo mês de fevereiro serviram de palco para espetáculo de dança, exibido ao público de maneira on-line. A coreográfica intitulada “O Leque...

Satélite brasileiro será lançado na madrugada deste domingo

Será lançado no início da madrugada deste domingo (28) o foguete que levará, consigo, o Amazonia 1 – o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado,...