Falhas no cabelo? Ex-BBB chama atenção para problemas capilares

As pequenas falhas no couro cabeludo do ex-participante do BBB Lucas Penteado chamaram atenção do público para um assunto de grande importância: problemas capilares que levam à ausência de fios. No caso de Lucas, alopecia areata é a principal suspeita de especialistas ao redor do país. Porém, um diagnóstico definitivo só pode ser obtido por meio de consulta com dermatologista.

“À distância, é difícil afirmar que seja uma doença específica. Para fazer um diagnóstico é necessária uma consulta, saber detalhes sobre como as falhas apareceram e de que forma ocorreu a evolução das lesões”, explica a dermatologista da Clínica Osmilto Brandão, Karla Rebouças.

Sinais de alerta do organismo

Entre os sintomas apontados pela médica para alguma anormalidade estão: um aumento na queda de cabelo, diminuição na quantidade de fios (rabo de cavalo fino), áreas sem cabelo no couro cabeludo, descamação ou vermelhidão intensa no couro cabeludo.

Ainda segundo a especialista, os fatores que geram problemas nos fios são diversos, podendo estar relacionados a uma condição genética, outras doenças e inclusive, fatores emocionais. No caso da alopecia areata, por exemplo, a condição costuma estar associada ao estresse emocional, podendo ocorrer tanto no couro cabeludo como também em outras regiões do corpo, como barba e sobrancelhas.

Diagnóstico e tratamento

Rebouças reforça que para entender melhor qualquer problema capilar, é fundamental a realização de exames, como biópsia (exame que retira um pequeno fragmento do couro cabeludo para ser estudado por um patologista) e a Tricoscopia, que observa o couro cabeludo com o dermatoscópio (um tipo de lupa) para caracterização da doença com mais exatidão.

“A boa notícia é que se tem estudado muito sobre as doenças do couro cabeludo e todas podem ser tratadas com medicação oral, tópica ou infiltrativa”, afirma a médica que lembra que o uso de receitas caseiras não é aconselhado para o tratamento de problemas capilares.

“Hoje sabemos que existem muitas doenças que atingem o cabelo, por isso é fundamental que seja feita uma consulta detalhada para definir se existe uma doença e qual o melhor tratamento.” reforça a médica.

Os dois signos mais intensos no amor e nas relações

Eles amam como ninguém e sem medo. Tal como na astrologia ocidental, na cultura cigana a data de nascimento também pode revelar alguns traços de personalidade dos indivíduos. Os...

Polícia encerra festa com 1.000 pessoas em Conquista

Cerca de 1.000 pessoas que se aglomeravam, em uma festa clandestina, na localidade de Pedra Branca, zona rural de Vitória da Conquista, foram flagradas por equipes da...

Faturamento da indústria volta a crescer em março, segundo CNI

A atividade industrial voltou a crescer no mês de março, com uma alta de 2,2% no faturamento das indústrias, segundo a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada mensalmente pela...

Salvador participa de reunião do C40 para discutir ações climáticas sustentáveis

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, representou a capital baiana na reunião do C40, que integra mais de 90 prefeitos de todo o mundo para debates...