Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Feira de Santana: pássaros em situação de maus-tratos são resgatados e dois estavam mortos

Na tarde deste sábado (27/02), policiais rodoviários federais faziam fiscalização de combate a criminalidade na altura do quilômetro 429 da BR 116, trecho do município de Feira de Santana, quando abordaram um veículo GM/Meriva, com dois ocupantes.

Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe solicitou os documentos do condutor e passageiro e na entrevista, os PRFs notaram um certo desconforto com a ação policial.

Em seguida, os policiais realizaram uma revista minuciosa no veículo e foram encontradas 78 aves silvestres. Entre as espécies resgatadas havia cardeais, coleiros, trinca-ferro e pitassilgos e duas das aves já estavam mortas. Outras apresentavam ferimentos.

Todos os pássaros estavam aprisionados no porta-malas do carro em quatro caixas de madeira, escondidas dentro de mochilas, em local escuro e sem ventilação e ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos.

Dada às circunstâncias e após entrevista aos ocupantes do automóvel, o condutor de 51 anos de idade assumiu a responsabilidade pela captura dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que adquiriu parte dos pássaros em São Paulo e a outra parte comprou na cidade de Jequié (BA) e que pretendia levá-los para presentear membros da sua família em Caruaru (PE).

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator que trabalha como açogueiro responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental (INEMA), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...