Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Pátria Voluntária estimula doação com a campanha “Bora doar Sangue”

O número de doadores de sangue nos hemocentros diminuiu no ano de 2020. O isolamento social imposto pela Covid-19 provocou a redução de 15% a 20% no número de doações em relação a 2019, de acordo com o Ministério da Saúde. A doação de sangue é um ato voluntário, e pode ser praticada por cidadãos entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 quilos.

Para estimular a solidariedade, o programa Pátria Voluntária se uniu ao Ministério da Saúde na campanha “Bora Doar Sangue”, para estimular a população a praticar a doação.

A iniciativa foi lançada em fevereiro e busca promover ações mensais até dezembro de 2021. Nesta quinta-feira (4), a Primeira-dama e presidente do conselho do Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, foi ao Hemocentro de Brasília (DF) acompanhada do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Michelle Bolsonaro lembra que a doação é um ato de empatia e solidariedade. “Muito obrigada, Pedro, por ter convocado a Caixa a estar aqui fazendo esse papel de empatia, de amor e de solidariedade ao próximo”, agradeceu.

Para que os doadores se sintam seguros e continuem indo aos postos de coleta de sangue, os hemocentros se adaptaram para recebê-los intensificando os cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies, uso de antissépticos e acolhimento que minimizam a exposição e o aglomerado de pessoas. As cadeiras estão mais espaçadas, é disponibilizado álcool em gel e os profissionais trabalham com todos os equipamentos de proteção individual.

A importância da doação

Com uma única doação, de 450 ml, é possível salvar a vida de até 4 pessoas, e essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas.

A servidora pública Ana Paula Oliveira marca presença no Hemocentro de Brasília de duas a três vezes por ano. “Para mim, a doação de sangue é uma atitude muito simples que a gente pode ter e que tem uma repercussão muito grande, um resultado muito positivo. São muitas vidas que a gente pode ajudar, já tive pessoas próximas que precisaram de doação de sangue, então, eu sei o quanto isso é importante.”

A presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Bárbara Simões, explicou que o sangue doado é utilizado em cirurgias, procedimentos oncológicos, no atendimento a vítimas de acidentes e destinado a pacientes que recebem transfusão de sangue regularmente.

“Tanto a Fundação Hemocentro de Brasília como todos os hemocentros do país estão preparados para receber os doadores de sangue de forma segura, com distanciamento social e tendo toda a segurança”, afirmou Bárbara Simões.

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Fundação Jose Silveira

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...