Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pesquisa revela aumento na venda de medicamentos psiquiátricos durante pandemia

Um levantamento do Conselho Federal de Farmácia (CFF) mostra que, de janeiro a julho de 2020, houve um crescimento de quase 14% nas vendas de antidepressivos e estabilizadores de humor, se comparado ao mesmo período de 2019. Ou seja, o número de unidades vendidas pulou de 56,3 para 64,1 milhões de um ano para o outro. Esses medicamentos são usados em casos de transtornos afetivos, como depressão e distimia.

O psiquiatra Lúcio Botelho, que é diretor-médico, idealizador e co-fundador da OMNI – Centro de Terapias Biológicas, acredita que parte do aumento no consumo de medicações psiquiátricas se justifica pela automedicação. “Muitos pacientes costumam se automedicar, utilizando medicações de familiares. Outro aspecto importante a se destacar foi a mudança na legislação durante a pandemia que permitiu que os pacientes levassem para casa uma quantidade maior de medicamento, devido à dificuldade de retornar ao médico durante o isolamento”, ressalta Lúcio Botelho, que também é diretor-médico do mais antigo hospital psiquiátrico de Salvador, o Espaço Nelson Pires.

O psiquiatra acredita também que o aumento no consumo de medicações, sejam elas psiquiátricas ou clínicas, está ligada a pandemia e seus desdobramentos, como os sentimentos de angústia, tristeza, desamparo e solidão causados pelo medo de adoecer e morrer, de perder as pessoas amadas, de ser demitido, de não ter suporte financeiro e, até mesmo, de ser excluído socialmente por estar associado à doença. Ele chama atenção para o uso racional dos remédios psiquiátricos, já que as sequelas físicas e mentais devem perdurar para além deste período de calamidade:

“Temos de encontrar um ponto de equilíbrio entre as intervenções medicamentosas, que muitas vezes são fundamentais, e as não medicamentosas, como, por exemplo, psicoterapias, mudanças no estilo de vida, ambientais, comportamentais, prática de exercício físico e outras. O adoecimento psíquico não é uma escolha ou fraqueza. Os fatores implicados no surgimento dos transtornos psiquiátricos são múltiplos e complexos. É importante buscar ajuda do profissional especializado para compreender essa conjuntura e traçar a melhor estratégia de enfrentamento”, diz.

Sintomas e recomendações

Segundo o especialista, entre as reações comportamentais mais comuns durante a pandemia estão as alterações do sono, apetite, conflitos interpessoais, pensamentos recorrentes quanto a pandemia, saúde pessoal e pensamentos relacionados a morte. Dentre as recomendações para evitar o adoecimento psíquico neste período está o auto reconhecimento e acolhimento das próprias angústias e medos pessoais, procurando dividi-los com pessoas de confiança, como amigos e familiares.

“A prática de exercício físico, em especial aeróbico, e outras ações como meditação, leitura, exercícios de respiração também auxiliam na redução do nível de estresse agudo. É importante perceber os limites do corpo e da mente. Se você estiver trabalhando durante a pandemia, fique atento a suas necessidades básicas, garanta pausas sistemáticas durante o trabalho e entre os turnos. Evite o isolamento junto a sua rede socioafetiva, mantendo contato, mesmo que virtual. Algumas advertências e alertas precisam ser feitos: evite o uso do tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções”, completa Lúcio Botelho.

Um profissional deve ser procurado em sintomas persistentes de sofrimento intenso, complicações associadas – por exemplo, comprometimento significativo do funcionamento social e cotidiano, dificuldades profundas na vida familiar, social ou no trabalho, risco de complicações, em especial o suicídio, problemas coexistentes como alcoolismo ou outras dependências, além de luto patológico, depressão, transtornos de adaptação, manifestações de estresse pós-traumático e transtorno de estresse pós-traumático. “Depressão maior, psicose e transtorno por estresse pós-traumático são quadros graves que requerem atenção especializada”, finaliza o psiquiatra.

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no campus da Universidade Federal do...

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma ação do Projeto Cajazeiras na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no...

Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8

O Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, se prepara para receber, nesta sexta-feira (26), uma...

Começa hoje VIII Feira do Bode de Juremal; Confira programação

A primeira feira do bode de Juazeiro de 2024 começa nesta sexta-feira (26) no distrito de Juremal. A partir...

BR-242: Acidente entre micro-ônibus e caminhonete deixa 20 feridos

Vinte pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma caminhonete na manhã desta sexta-feira (26/04). A...