Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

RG Expresso pode ser solicitado em 15 postos SAC no interior do Estado

O RG Expresso, serviço que viabiliza uma nova impressão da carteira de identidade, pode ser solicitado em 15 postos SAC no interior do Estado. Com o RG Expresso, o cidadão realiza o serviço pela internet e vai ao posto SAC apenas uma vez, somente para receber o documento já pronto, após agendamento através do SAC Digital.

Os postos SAC disponíveis no interior são: Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Feira II, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Conquista II. Os postos SAC Juazeiro e Senhor do Bonfim também realizam entregas do documento, mas estarão fechados de 22 a 26 de março, devido a decreto estadual.

O serviço RG Expresso, inclusive, modificou um dos critérios para facilitar a vida das pessoas. O prazo foi ampliado. Agora, o cidadão pode solicitar o serviço, caso o RG tenha sido emitido há seis anos, no máximo. Após esse prazo a única opção é solicitar a 2ª via do documento. “A emissão da segunda via exige que a pessoa faça dois deslocamentos. Além disso, ela gasta tempo para realizar, novamente, todas as etapas de confecção do novo RG, como biometria, fotografia e assinaturas”, explica a diretora do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Socorro de Maria.

Para usar o serviço, o cidadão deve possuir todas as biometrias cadastradas no sistema, como fotografia, impressão digital e assinatura. Além disso, a retirada do documento só poderá ser feita pelo próprio titular, que precisa autenticar a biometria no ato. Vale salientar que o RG Expresso apresenta a data de expedição da última via solicitada presencialmente, além da data do novo pedido. O prazo de recebimento é de até seis dias úteis após o pagamento da taxa de R$ 39,39, exceto nos postos SAC Barreiras e Teixeira de Freitas, cujo prazo é de oito dias.

Para ter acesso ao SAC Digital e solicitar o RG Expresso, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet, seguindo o passo a passo para fazer o cadastro. Para outras informações, a Saeb ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa da Seleção Brasileira. A declaração...

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (25), uma operação para reprimir a distribuição de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa...

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (25), uma operação para reprimir a distribuição de imagens de abuso sexual...

CAMINHO LIVRE: Bruno Reis inaugura maior obra da história de Salvador: “essa é a minha forma de trabalhar, construindo pontes”

O prefeito Bruno Reis inaugurou hoje a maior obra da história de Salvador. Trata-se ro trecho 2 do BRT,...

FEMINICÍDIO EM ÁGUAS CLARAS: Mulher morta com golpes de arma branca e marido é suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de arma branca na manhã desta quinta-feira (25/04), no bairro de Águas Claras,...