Hemóvel realiza coleta de sangue e cadastros de doadores de medula em Lauro de Freitas

A próxima parada da unidade móvel da Hemoba será em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Do dia 23 a 27 de março, das 8h às 16h, as coletas e cadastros de doadores de medula serão realizadas no estacionamento da Loja Maçônica de Lauro de Freitas. A coleta itinerante é parte do plano de sensibilização sobre a doação de sangue durante as restrições sanitárias pelo avanço da Covid-19.

Nas unidades móveis os atendimentos acontecem de forma espontânea, por ordem de chegada, cumprindo os protocolos sanitários para segurança dos voluntários e da equipe técnica. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus. Também é possível agendar o atendimento através do telefone (71) 3116-5643.

O diretor da Hemoba, Fernando Araújo, lembra que por conta da prorrogação das medidas restritivas quanto à circulação na cidade de Salvador e Região Metropolitana (RMS), é importante que os voluntários realizem sua doação mais cedo. “Para reduzirmos os índices de contaminação no estado, é essencial que todos colaborem. Por isso, convidamos todos à se envolverem na ação solidária de doação de sangue respeitando as medidas restritivas, inclusive doando mais cedo”.

Parada fixa

Com a prorrogação das restrições de circulação em todo o estado, uma unidade de coleta ficará no supermercado Big Bom Preço, da avenida ACM, região do Iguatemi, até o dia 3 de abril, com atendimentos de segunda a sábado, das 8h às 16h. A ação visa contemplar voluntários da unidade do Salvador Shopping, que se mantém fechada, cumprindo decreto estadual de fechamento dos centros comerciais, pelo avanço da pandemia.

Coleta nos shoppings

Os atendimentos nas unidades do Salvador Norte Shopping e do Salvador Shopping seguem suspensos. Na unidade da Vasco da Gama, o atendimento acontece das 7h30 às 16h durante a semana, e aos sábados das 7h30 às 12h30.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.

Serviço:

O quê: Coleta itinerante na Loja Maçônica de Lauro de Freitas.

Onde: Rua dos Maçons nº 90. Entrada pela CONSTRUPISO. Em frente Restaurante Karanga.

Quando: De 22/03 a 27/03, das 8h às 16h.

Três maneiras simples de reduzir o inchaço

O inchaço pode ter muitas causas. Excesso de gases, prisão de ventre, retenção de líquidos, entre outros. Assim a algumas dicas para combater o sintoma: Não coma muito...

Prefeitura de Porto Seguro lança o projeto “22 de Abril – Aniversário do Brasil”

A Prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançará na próxima segunda-feira (19) a campanha de...

“Não descartamos nova manifestação”, diz Helio Ferreira ao cobrar homologação de acordo com rodoviários

Os rodoviários da CSN esperam há 14 dias a homologação do acordo com a Prefeitura de Salvador e até agora nada foi resolvido. Por conta disso o...

Bolsonaro ironiza a Covid-19: “Matou o mosquito da dengue”

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (16/04), em tom de brincadeira, que a Covid-19 "matou o mosquito da dengue", sem apresentar provas. O político colocou em...