Parte do Imposto de Renda pode ser doado para projetos sociais da Santa Casa da Bahia

Até 3% do valor a pagar ou a ser restituído no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pode ser doado para os projetos sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), que atendem mais de 600 crianças e adolescentes na comunidade do Bairro da Paz, em Salvador.

A doação é feita através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e pode ser solicitada no momento em que é preenchida a declaração anual do IR, que tem prazo de entrega até o próximo dia 30 de abril.

Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor doado será abatido do montante a pagar. Caso tenha imposto a restituir, o valor será sanado à restituição e corrigido pela taxa Selic até a data de crédito da restituição. O valor é calculado automaticamente pelo programa de declaração do IR.

Toda doação é revertida para seis Centros de Educação Infantil (CEI’s), além do Programa Avançar – Centro de Referência em Promoção Social, que oferece cursos profissionalizantes, além de atendimentos psicológico e jurídico para jovens e adultos da comunidade.

Com a pandemia do novo coronavírus, a Santa Casa também realiza a distribuição de cestas básicas no local, para as famílias que foram afetadas durante a interrupção das atividades.

“A Santa Casa atua há 19 anos no Bairro da Paz desenvolvendo projetos voltados para crianças, jovens e adultos, em um esforço permanente de promover e fortalecer os indivíduos e a comunidade. Nosso trabalho se torna mais fundamental por termos a chance de intensificar o suporte social à população mais atingida pelas consequências das crises econômica e sanitária que passamos hoje. Pensar coletivamente é a única saída para construirmos uma cidade mais justa e solidária”, avaliou a gerente de Ação Social da SCMBA, Licia Maria Valente.

Como doar- Após preencher a declaração, selecione a opção de tributação “por deduções legais”. No resumo da declaração selecione a opção “doações diretamente na declaração – ECA”. Ao verificar o valor disponível pata doação, selecione “fundo municipal” e imprima o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento.

Após a doação é preciso enviar um e-mail para centraldedoacoes@santacasaba.org.br com o Darf em anexo. Para mais informações fale com a Central de Doações da Santa Casa da Bahia pelo telefone (71) 2203-9600.

Quatro sementes que deve incluir na sua alimentação

As sementes são extremamente nutritivas. Ricas em fibra, gorduras saudáveis e muitas vitaminas, minerais e antioxidantes importantes. Quando consumidas como parte de uma dieta saudável, as sementes podem...

Pandemia pode manter níveis críticos ao longo de abril, diz Fiocruz

A manutenção da tendência de alta transmissão da covid-19 no Brasil na semana passada (4 a 10 de abril) indica que a pandemia pode permanecer em níveis...

Três maneiras simples de reduzir o inchaço

O inchaço pode ter muitas causas. Excesso de gases, prisão de ventre, retenção de líquidos, entre outros. Assim a algumas dicas para combater o sintoma: Não coma muito...

Prefeitura de Porto Seguro lança o projeto “22 de Abril – Aniversário do Brasil”

A Prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançará na próxima segunda-feira (19) a campanha de...