Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Programação virtual celebra 472 anos de Salvador a partir deste sábado (27)

Salvador mantém seus encantos, mesmo em tempos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Por conta disso, e em respeito aos cidadãos, a celebração dos 472 anos da cidade vai acontecer de forma virtual, com toda a segurança e cuidado com as medidas sanitárias vigentes. A festa terá uma vasta programação artística, comandada pela Fundação Gregório de Matos (FGM), a partir deste sábado (27). Na lista há filmes, oficinas e rodas de conversa, até a quarta-feira (31).

O #ConexãoFGM edição especial Salvador 472 exibirá dois filmes por dia, apresentando a capital baiana através dos festejos, histórias e curiosidades de alguns bairros. Os Espaços Culturais na Rede promovem oficinas e cineclubes. Já a roda de conversa “Patrimônio É…” deste mês vai falar sobre “472 anos: Salvador nas redes!”, com convidados que apresentam a capital para o mundo, por meio das suas redes.

“Não podemos passar o aniversário de Salvador sem a cultura. Então, a FGM traz para vocês o Salvador 472, uma plataforma virtual onde vocês podem acompanhar toda a programação com vários filmes,Boca de Brasa, Culinária Musical, o ‘Patrimônio É…’, que traz o aniversário de Salvador sob a ótica dos influenciadores digitais. Tudo isso nos canais da FGM no Instagram e no YouTube, para que todos possam comemorar de casa, mas com segurança, cultura e arte na veia”, destaca o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Para abrir a grade de programação, neste sábado (27), a partir das 8h, no canal do YouTube da FGM, o #ConexãoFGM apresenta a edição especial Salvador 472, com exibição de filmes. Um deles é “Cinco Fitas”, com direção de Heraldo de Deus e Vilma Martins. O filme mostra que, em Salvador, todo ano acontece a grande e tradicional festa para Senhor do Bonfim, onde fiéis, turistas e foliões peregrinam até a famosa igreja para amarrar fitas e fazer pedidos.

Na película, os irmãos Pedro e Gabriel ouvem desde cedo as histórias e rezas de sua avó ao Senhor do Bonfim, e decidem fugir no dia da lavagem, se aventurar entre a multidão, para tentar pedir por uma bola de futebol, já que cresceram sem uma figura paterna. Lá confrontam as narrativas de sua avó, com a lavagem atual, trazendo questões sobre religiosidade, sincretismo, manifestação popular e importância da família.

Já “Esses Moços”, com direção de José Araripe Jr., fala de duas crianças em busca do futuro e um homem em busca do passado. Darlene, uma menina que vive nas ruas, traz para Salvador a irmã menor – Daiane – para viverem como pedintes na região do Comércio na Cidade Baixa. Juntas encontram Diomedes, um senhor que foi agredido e está desmemoriado. Imaginam que ele é cego, surdo e mudo.

Daiane afeiçoa-se a ele como a um avô que nunca teve, e resolve usá-lo para pedir esmolas. Misterioso e afável, Diomedes conduz as meninas através da estrada de ferro para o seu mundo de desmemórias, onde inocência e dor compõem a música do tempo. A jornada de 48 horas mudará o rumo de suas vidas.

Solte o Verbo – Às 11h do sábado (27), acontece mais uma edição do bate-papo Solte o Verbo, uma roda de conversa com alunos, artistas e grupos participantes das atividades do Boca de Brasa e gestores da FGM, dos Espaços Boca de Brasa e outros agentes culturais. Essa edição contará com a participação do coletivo de humor digital Cajazeiras da Depressão, formado pelos influenciadores digitais Yure Santos, Rosi Costa e Tamy Sampaio, referencias da comédia na região e criadores do conteúdo digital de grande sucesso no momento – o Big Brother Cajazeiras. A exibição acontecerá no Canal do YouTube Boca de Brasa.

Culinária Musical – Ao meio-dia, a mesa estará completa com o Culinária Musical, comandada pelo Afrochef Jorge Washington que vai preparar um delicioso Xinxim de Galinha. Nesta edição, ele contará com a participação de Denise Correia, Romero Mateus, Lene Nascimento, Luiz Buranga com apresentação de Fábio Santana. Tudo isso pelo canal do YouTube da Casa do Benin. A ação é uma das atividades da Casa do Benin, idealizada pela Simples Produções Artísticas, em parceria com Jorge Washington e contemplada pelo edital de Ocupação e Dinamização de Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos.

Cineclube – No mesmo dia, às 20h, o Cineclube Boca de Brasa – Cinecirco traz “Circo na Pandemia”, pelo Espaço Cultural Boca de Brasa – Circo Picolino, no canal YouTube Circo Picolino. Serão exibidas cinco obras audiovisuais, criadas por artistas circenses durante a pandemia, com a participação de Luana Serrat, Nina Porto, Vanda Cortez e Leonardo Luz. A ação é uma das atividades desenvolvidas pelo Picolino, por meio do edital Espaços Culturais Boca de Brasa – 2019, da FGM.

Conexão FGM – No domingo (28), a partir das 8h, no canal do YouTube da FGM, o #ConexãoFGM edição especial Salvador 472 traz mais dois filmes. “Documentário Festa de Iemanjá”, com direção de Fabíola Aquino, retrata um ritual de fé e devoção se repete no mar da Bahia: todos os anos, no dia 2 de fevereiro, onde uma multidão de fiéis – adeptos do candomblé e admiradores – vai até a praia da Paciência, no bairro do Rio Vermelho, para saudar Iemanjá. O doc conta com financiamento da FGM e integra as ações de Salvaguarda da Festa de Iemanjá, além de fazer parte das comemorações pelo mês da Igualdade Racial.

A outra obra é “Pernambués – Quilombo Urbano”, com direção de Lúcio Lima, que fala da origem do bairro, oriundo do antigo Quilombo do Cabula. O audiovisual retrata a construção da localidade e do seu contexto histórico, desde os laranjais à sua desvinculação do Cabula, percorrendo por rostos que validam o título de bairro mais negro de Salvador.

As histórias navegam pelas personalidades nascidas em Pernambués a partir da condução do Rapper Negro Davi, músico reconhecido em seu local de origem. O documentário navega pelas ondas que carregam memórias, lutas e realizações, ingredientes que fazem de qualquer local um mar de descobertas.

Palco Aberto – Às 17h, acontece o Palco Aberto Boca de Brasa – Coletivizando Cajazeiras, no Canal do YouTube Boca de Brasa . O Palco Aberto é uma competição que admite artistas de todas as modalidades de atuação, contemplando pessoas que possuem algum vínculo com a região de Cajazeiras. A produção vem sendo desenvolvida pelo Coletivo 4, um dos projetos contemplados no edital de Ocupação e Dinamização de Espaços Culturais, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

Aniversário da cidade – Na segunda-feira (29), dia do aniversário de Salvador, o #ConexãoFGM edição especial Salvador 472 traz mais dois filmes, a partir das 8h, no canal do YouTube da FGM. “Sou o Carnaval”, com direção de Márcio Cavalcante, faz um contraponto durante o Carnaval em Salvador: enquanto a grande mídia foca nos trios elétricos e camarotes lotados por personalidades e artistas famosos, o diretor Márcio Cavalcante procurou conversar com pessoas anônimas, o povo, que são fundamentais para compor a histeria coletiva que sustenta a folia há anos. Uma pesquisa aprofundada sobre as origens da festa popular que é reconhecida mundialmente pela alegria e simpatia que reproduz durante os quatro dias – ou mais – de duração.

“Balú”, com direção de Paula Gomes, conta a história de um menino que tem como único amigo um cachorro vira-lata. Um dia, o cachorro desaparece misteriosamente. E em busca do amigo perdido, o menino vai embarcar numa grande aventura pelas ruas do seu próprio bairro.

Já às 18h30, acontece mais uma edição do Patrimônio É… com o tema “472 anos: Salvador nas redes!”, no canal do Youtube da Fundação Gregório de Mattos. A roda de conversa sobre educação patrimonial deste mês traz como convidados, alguns influenciadores digitais da cidade: @diariodesalvador (Josevana Bittencourt), @avidaemsalvador (Caio Costa), @salvadorparaomundo (Marcelo Santiago) e @dobuzaao (Adonias Filho e Ana Carolina Silva). A mediação fica por conta de Gabriella Melo, gerente de Patrimônio Cultural da FGM.

Filmes – Na terça-feira (30), o #ConexãoFGM edição especial Salvador 472 exibe dois filmes, a partir das 8h, no canal do YouTube da FGM. “Samba Junino – de Porta em Porta”, com direção de Fabíola Aquino, mostra a história de uma manifestação cultural essencialmente soteropolitana, que foi reconhecida em 2018 como Patrimônio Cultural e Imaterial de Salvador, capital da Bahia, terra do Axé. O filme leva a conhecer seus mais de 40 anos de festivais, grupos, percussionistas, cantores e toda alegria da forma que se dá a apresentação – em cortejo pelas ruas dos bairros populares – influenciando as demais manifestações culturais e destacando as tradições nordestinas.

“Retalhos: A Memória Viva de Saramandaia”, com direção de Lucio Lima, aborda as memórias afetivas de uma comunidade na fala do menino Emerson Almeida e seu sonho de poder levar o nome de Saramandaia ao mundo através de sua arte circense, sempre com um sorriso puro no rosto. O grafiteiro Thito Lama desenha e canta os males sociais servindo de exemplo e alertando os jovens da comunidade. Também está presente a sabedoria ancestral do Sr. Armando, um dos moradores mais antigos do bairro, que ainda mostra a lucidez necessária para conduzir Saramandaia para novas conquistas.

Encerramento – Na quarta-feira (31), encerrando a programação especial, o #ConexãoFGM traz os audiovisuais“Dois de Julho – Um sonho de Liberdade”, e “Sujeito Objeto”. O primeiro, com direção de Yuri Rosat, é um curta-metragem documental que retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. Ao lançar um olhar sobre as expressões populares que tomam as ruas todos os anos, o documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade.

“Sujeito Objeto”, com direção de Djalma Calmon, apresenta Pedro e Renata, mais um casal em meio à multidão de sujeitos. Ele é um artista de rua, estátua viva que se tornou seu próprio personagem: calado e duro. Ela é viva, mas está morrendo por dentro.

Já às 16h, no canal YouTube do Quabales, acontece o Cineclube Boca de Brasa – Quabales, com curtas e longas brasileiros que trazem a diversidade de produções e que, nos últimos anos, consolidou a presença de profissionais negros, LGBTs, indígenas, ampliando o olhar para nossa sociedade. Serão convidados para os debates artistas baianos consagrados e jovens cineastas moradores do Nordeste de Amaralina que atuam profissionalmente na área. A ação é uma das atividades desenvolvidas pelo Quabales por meio do edital Espaços Culturais Boca de Brasa – 2019, da FGM.

Às 19h, acontece a edição do Diálogos Boca de Brasa – Subúrbio 360, no canal do YouTube Boca de Brasa. O encontro reunirá a gestora cultural Ana Vaneska, a pesquisadora cultural Gica Nussbaumer e a psicóloga com MBA em gestão de pessoas Myriam Galvão. Sob a condução de Fernando Marinho, elas vão bater um papo sobre Hereditariedade Cultural: práticas e comportamentos. A produção vem sendo desenvolvida pelo grupo Teca Teatro e Outras Artes, em parceria com o Retrate, através do projeto Olhar 360°, um dos projetos contemplados no edital de Ocupação e Dinamização de Espaços Culturais, da FGM.

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome de Down, que agora está...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até 1º de maio no Centro...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...
Fundação Jose Silveira

Pitbull mata cachorro na Orla de Salvador

Um pitbull atacou um cão da raça poodle na frente da tutora, uma menina de 12 anos com síndrome...

Bruno Reis participa da abertura da Bienal do Livro Bahia e diz que edição deste ano será ainda maior

O prefeito Bruno Reis participou nesta sexta-feira (26) da abertura da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre até...

Reconhecimento Facial da SSP é empregado no MotoFest Paulo Afonso 2024

As câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública são empregadas no MotoFest Paulo Afonso 2024,...

‘VULGO SALVADOR’: Traficante morre durante confronto com o Batalhão de Choque na BR-324

Um homem morreu na madrugada desta sexta-feira (26/04) durante um confronto com policiais militares do Batalhão de Polícia de...