Prefeitura de Camaçari moderniza fontes das praças Abrantes e Montenegro

Caminhar na direção da inovação, do desenvolvimento tecnológico e acompanhar o processo de modernização do mundo. É com esse intuito que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), requalificou os elementos ornamentais das Fontes Luminosas existentes das praças Abrantes e Desembargador Montenegro, no Centro da cidade. As fontes tornaram-se ao longo do tempo alguns dos principais cartões-postais do município.

De acordo com os técnicos da secretaria, foram instaladas em cada estrutura, bombas blindadas, feita a substituição do sistema de iluminação incandescente para o de LED, oportunizando a redução no consumo de energia elétrica em 90%. Também aconteceu a mudança dos transformadores de energia por equipamentos que possuem uma tecnologia moderna, além da instalação do sistema de sonorização nas fontes.

“No espaço, foram utilizados componentes e ferramentas tecnológicas de ponta da informática para o comando da água, luz e som. Transformação que resulta na otimização do consumo energético das fontes, que agora possuem equipamentos de menor consumo”, explica a secretária da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim.

Camaçari
Foto: Josué Silva

De acordo com os técnicos da Seinfra, uma das propostas do projeto contempla a redução do consumo residual de água para quase zero e estimular a sustentabilidade, por tanto, os profissionais da empresa especializada efetuaram a troca das instalações hidráulicas e aproveitaram para executar a impermeabilização dos poços do espelho d’ água.

Camaçari
Foto: Josué Silva

Outras benfeitorias ocorreram com a repaginação da casa de máquinas e do sistema de comandos eletrônicos com automação, composto por equipamentos de informática que possibilitam a sincronização entre os jatos de água, luzes e som, tornando a apresentação dos elementos um verdadeiro espetáculo multimídia.

A modernização das fontes luminosas demonstra o compromisso do governo em preservar os espaços públicos da cidade. Além desta requalificação, a administração municipal continua realizando outras intervenções na cidade, a exemplo de pavimentação asfáltica e a requalificação de praças e campos.

Grupo de mulheres utiliza frutas dos seus quintais para produção de geleias

Primeiro veio o canteiro econômico e a cisterna para produção. Junto com essas tecnologias produtivas, chegaram o Assessoramento Técnico Contínuo (ATC), as capacitações periódicas e, consequentemente, o...

Clínica laboratorial irregular é fechada em São Marcos

Uma clínica laboratorial que funcionava sem alvará sanitário e responsabilidade técnica foi fechada, na manhã desta terça-feira (13), por policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon),...

Covid-19: DF amplia horário de abertura de bares e restaurantes

Novo decreto publicado hoje (13) pelo governador Ibaneis Rocha ampliou em uma hora o funcionamento de bares e restaurantes, bem como o horário permitido para venda de...

Ladrões capotam carro na Estrada Velha do Aeroporto e um é baleado

Dois ladrões que estavam roubando transeuntes na Estrada Velha do Aeroporto, imediações do bairro de Cajazeiras, foram surpreendidos por um policial que estava de folga, na manhã...