Bombeiros monitoram incêndios que atingem Chapada e Sul do estado

Equipes dos 5º e 11º Gurpamentos de Bombeiros Militar (GBMs/ Ilhéus e Itaberaba, respectivamente) intensificam o trabalho contra incêndios que atingem pontos de Mata Atlântica nos municípios de Una, extremo Sul do estado, Palmeiras e Lençóis, na região da Chapada Diamantina. Cinquenta militares atuam, desde a última semana, no controle das chamas.

Próximo à Ilha de Comandatuba, em Una, 16 bombeiros trabalham na contenção do fogo, que já atingiu cerca de 50 hectares de matagal de difícil acesso. O comandante do 5º GBM, tenente-coronel Ednei Silva Factum Anjos, explicou que o trabalho é reforçado com o apoio de drones cedidos pela prefeitura daquele município.

“É com esse equipamento que conseguimos mensurar o tamanho da extensão tomada pelas chamas. Debelamos o fogo na parte que atingia os arredores do aeroporto da cidade e estamos unindo esforços pra conter o restante do fogo”, contou.

Já as equipes do 11º GBM, compostas por 34 bombeiros, monitoram três pontos de incêndio que atingiram o Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre os municípios de Palmeiras e Lençóis. A tropa atua, desde o dia 24 de março, nas regiões do Morro do Camelo e do povoado de Estiva, localizadas em uma Área de Proteção Ambiental (APA).

“Podemos dizer que os focos já estão controlados e agora estamos trabalhando com o rescaldo e o acompanhamento do local para evitar que outros pontos voltem a queimar”, contou o subcomandante do 11º GBM, major Murilo Rocha.

Além dos caminhões Auto Bomba Tanque, mochilas costais, abafadores e enxadas, as equipes contam com o apoio de duas aeronaves do programa ‘Bahia sem Fogo’, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), brigadistas voluntários e de equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Arraial d’Ajuda

Além destes, equipes dos 4º, 5º, 6º e do 18º Grupamentos de Bombeiro Militar (GBMs/Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) e oito policiais do Grupamento Aéreo (Graer) da PM conseguiram debelar o incêndio que atingia Reserva Florestal da Aldeia Velha, em Arraial d’Ajuda, no município de Porto Seguro.

Viaturas auto incêndio florestal (AIF), carros-pipas, um helicóptero e uma motobomba d’água Mini Striker, aparelho que leva água de lagos e rios para a região de incêndio foram necessários para debelar o fogo que atingiu 200 hectares de uma área total de 2.100.

Juazeiro: Roberto Carlos e Suzana Ramos comemoram obras na Avenida Cheffy Khoury

Nesta segunda-feira, o deputado Roberto Carlos (PDT) esteve, junto com a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, participando da autorização do início das obras de recapeamento asfáltico na...

Infectologista esclarece sobre vacina contra a Covid-19 e ajuda no combate a fake news

Até a noite de ontem (12), Salvador registrava a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em 446.920 pessoas, segundo a Prefeitura Municipal (https://vacinometro.saude.salvador.ba.gov.br/). Enquanto...

Quadrilha invade ônibus e rouba 60 passageiros no Subúrbio

Um ônibus coletivo de Salvador foi invadido por cinco homens armados, na manhã desta terça-feira (13/04), nas imediações do Hospital do Subúrbio, próximo a Estrada do Derba....

Decreto do governo da Bahia autoriza realização de eventos

Um decreto publicado na edição desta terça-feira (13) no Diário Oficial do Estado (DOE), o governador da Bahia, Rui Costa, autorizou a realização de eventos com até...