Variante do coronavírus circulou em 15 países antes de ser detectada

Uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, indica que possivelmente uma variante não identificada do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, já estava circulando por vários países em 2020, antes mesmo de ser detectada pelos cientistas.

De acordo com o estudo, divulgado pela CNN, a variante “altamente contagiosa” teria se propagado durante meses nos Estados Unidos no ano passado. Estirpe essa do vírus que viria posteriormente a ser detectada no Reino Unido, país onde existe mais evidências do aparecimento da’ variante B117.

O estudo, publicado no jornal científico Emerging Infectious Diseases, indica que de fato essa cepa terá se disseminado pelo mundo muito antes de ser identificada na Grã-Bretanha.

Para efeitos desse estudo, os pesquisadores analisaram dados de 15 países, estimando simultaneamente a possibilidade de viajantes provenientes do Reino Unido terem introduzido a estirpe nesses 15 locais entre 22 de setembro e 7 de dezembro de 2020. Consequentemente, os especialistas concluíram que variante B117 deve ter atingido todos os locais por volta do mês de novembro.

“Quando descobrimos a variante do Reino Unido em dezembro, esta já estava se espalhando silenciosamente pelo mundo”, afirmou à CNN Lauren Ancel Meyers, diretora da Covid-19 Modeling Consortium da Universidade do Texas em Austin e professora de biologia integrativa.

“Estimamos que a variante B117 provavelmente chegou aos EUA em outubro de 2020, dois meses antes de sabermos que existia”, contou.

Meyers aponta que o estudo “enfatiza a importância de manter uma vigilância laboratorial” sobre a Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

“O sequenciamento rápido das amostras do vírus é crítico para detectar e rastrear novas variantes que podem ser problemáticas num futuro próximo”, concluiu a professora.

Três maneiras simples de reduzir o inchaço

O inchaço pode ter muitas causas. Excesso de gases, prisão de ventre, retenção de líquidos, entre outros. Assim a algumas dicas para combater o sintoma: Não coma muito...

Prefeitura de Porto Seguro lança o projeto “22 de Abril – Aniversário do Brasil”

A Prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançará na próxima segunda-feira (19) a campanha de...

“Não descartamos nova manifestação”, diz Helio Ferreira ao cobrar homologação de acordo com rodoviários

Os rodoviários da CSN esperam há 14 dias a homologação do acordo com a Prefeitura de Salvador e até agora nada foi resolvido. Por conta disso o...

Bolsonaro ironiza a Covid-19: “Matou o mosquito da dengue”

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (16/04), em tom de brincadeira, que a Covid-19 "matou o mosquito da dengue", sem apresentar provas. O político colocou em...