Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Infectologista esclarece sobre vacina contra a Covid-19 e ajuda no combate a fake news

Até a noite de ontem (12), Salvador registrava a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em 446.920 pessoas, segundo a Prefeitura Municipal (https://vacinometro.saude.salvador.ba.gov.br/). Enquanto a imunização avança, surgem dúvidas sobre intervalo entre as doses, doação de sangue x vacina, imunização contra gripe e indicação da vacina para quem já se infectou com o novo coronavírus, entre outras.
 
Com base em questões comumente apresentadas pela população e com o objetivo de esclarecer e ajudar a combater a propagação de fake news, a Infectologista do Hospital Cárdio Pulmonar e especialista em vacinas Jacy Andrade esclarece essas e outras questões e defende que a vacina é, sem dúvida, a melhor arma para o combater uma doença viral.
 
“É nossa melhor arma contra a pandemia. Se você está entre os grupos elegíveis, vacine-se! E se já tomou a primeira dose, fique atento ao calendário para a segunda dose”, diz a infectologista, lembrando que os vacinados devem continuar as medidas de prevenção: uso de máscara, distanciamento social e higiene de mãos.
 
Qual o tempo a ser observado entre a vacina contra Covid-19 e outras vacinas?

Jacy Andrade – Quem tomou vacina contra outras doenças, inclusive gripe, deve fazer um intervalo de 14 dias para receber a vacina contra Covid-19. O mesmo intervalo deve ser respeitado entre tomar primeiro a vacina contra a Covid-19 e realizar outra vacinação, exceto no uso emergencial das vacinas contra raiva ou tétano, por exemplo.
 
Quem foi vacinado contra a Covid-19 pode doar sangue?
 
Jacy Andrade – Sim, é possível doar, respeitando os respectivos períodos, após cada dose. Após a Sinovac/Butantan, a doação deve ser feita a partir de 48h. Se a vacina foi a AstraZeneca/Fiocruz, a doação de sangue deve ser evitada até 7 dias depois da imunização.
 
Quem já teve infecção pelo novo coronavírus confirmada deve ser vacinado contra a Covid-19?
 
Jacy Andrade – Sim. Quem já teve infecção sintomática ou assintomática para Covid-19 e/ou tem anticorpos para Sars-Cov-2 pode e deve se vacinar.
 
Quem está com febre deve tomar a vacina?

Jacy Andrade – Quem estiver com doença febril aguda, moderada ou grave deve adiar a vacinação até resolver o quadro clínico para não atribuir à vacina as manifestações de outra doença.
 
E qual a orientação para os alérgicos?
 
Jacy Andrade – Se a pessoa tem alergia a algum componente de uma vacina, não deve usá-la. Nas vacinas disponíveis, há vários componentes, mas ovo não faz parte de nenhum dos imunizantes atualmente aplicados no Brasil contra a Covid-19. Sendo assim, até o momento, a alergia a ovo não é contraindicação para se vacinar.
Nos componentes das duas vacinas disponíveis até agora (Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca/Fiocruz), não há ovo, coco, anti-inflamatório, nem dipirona.
 
Quem tomou a vacina contra a Covid-19 pode transmitir Sars_Cov-2?
 
Jacy Andrade – Nenhuma vacina protege 100%. Quem tomou a vacina pode se infectar, mas se espera que tenha formas mais leves do que quem não se vacinou. Por isso, uma vez que se contamine, pode também transmitir o vírus, inclusive para pessoas que ainda não foram imunizadas e têm risco de desenvolver a forma grave da doença.
 
A vacina da Oxford pode ser tomada em única dose?
 
Jacy Andrade – A vacina da Oxford é recomendada pelo fabricante e pelo Ministério da Saúde em duas doses, com intervalo de 12 semanas. Não há informação dos órgãos oficiais, até o momento, que haverá aplicação em esquemas reduzidos.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Fundação Jose Silveira

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...